Você já ouviu falar sobre “Aprendizagem Ativa”? | 🚀 #110

E SE O SEU TIME ABSORVESSE DE VERDADE

TODO O CONTEÚDO DE UM TREINAMENTO? 

Nos últimos anos o mundo passou por mudanças muito relevantes  nas mais diversas áreas de nossas vidas. E a maneira de treinar e desenvolver pessoas não ficou para trás. Muitas práticas, principalmente as que têm a tecnologia como principal ferramenta, que antes eram ignoradas, passaram a ter um papel significativo nos planejamentos das empresas. 

Já sabíamos que a tecnologia e todos os seus avanços integrariam uma boa parte de nossas vidas, seja no trabalho, nos estudos e até mesmo na forma de nos comunicar. Após nos depararmos com uma pandemia global, que literalmente parou o mundo, o avanço dessa integração cresceu exponencialmente. 

Considerando isso, o processo de ensino-aprendizagem não poderia ficar parado no tempo, com práticas arcaicas, cansativas e raramente bem aproveitadas por quem está recebendo o conhecimento. Metodologias e estratégias, que antes não eram consideradas adequadas, passaram a se discutir, dentre elas a Aprendizagem Ativa. 

Você já ouviu falar sobre essa metodologia?

Essa é uma metodologia de ensino em que o foco não está em hierarquias padronizadas de “professor” e “aluno”. A aprendizagem ativa apresenta técnicas das quais o “aluno” se torna o protagonista no processo de construção do próprio conhecimento e desenvolvimento. Ou seja, a Aprendizagem ativa está mais ligada em desenvolver novas habilidades – tecnicas e intrapessoais – do que apenas transmitir informações, atrás de informações.

A aprendizagem ativa é uma metodologia de ensino que tem como principal foco tornar o então “aluno”, em um protagonista do seu próprio processo de construção de conhecimento e desenvolvimento. Nessa prática o relacionamento entre “professor” e “aluno” não é formado com base em uma hierarquia formalizada. O conhecimento passa, então, a ser transmitido pensando mais no desenvolvimento de habilidades entre os participantes do que apenas em passar informações, atrás de informações.  

Antes, os treinamentos de equipe eram elaborados seguindo as ideias convencionais das instituições de ensino, na qual o líder – ou o treinador – era como um professor, que detinha todo o conhecimento, passando-o através de teorias e mais teorias. Contudo, com a necessidade de se adequar de um dia para o outro, a busca por novos formatos aumentou consideravelmente.  

 

Mas talvez você esteja se perguntando, por que utilizar um método como esse no treinamento e desenvolvimento da minha equipe? 

Quando transformamos nosso time em protagonistas do próprio desenvolvimento, damos a eles autoridade e autonomia na busca tanto do autoconhecimento, como no conhecimento técnico. O que pode trazer grandes benefícios, como: 

  1. Desenvolvimento do pensamento crítico do colaborador;
  2. Criatividade para lidar com as mais diversas situações do cotidiano;  
  3. Motivação tanto na busca por novos conhecimentos, como na prática ativa de suas atividades na empresa; 
  4. Maior envolvimento e engajamento com a causa;
  5. Absorção e aproveitamento de todo o conteúdo proposto.
 

Gerando, dessa maneira, maior valor em toda meta e/ou objetivo cumprido. 

 

Como aplicar essa metodologia nos treinamentos da sua empresa?

A Aceleração de Vendas sempre acreditou em inovação e por isso, sempre buscou manter-se atualizada em novas metodologias e práticas que pudessem transformar a maneira de treinar e desenvolver pessoas. Afinal, um protagonista do progresso  não olha para o passado com o intuito de copiá-lo, mas sim para inspirá-lo a criar um novo futuro. 

Vamos aplicar a Aprendizagem Ativana sua empresa?

Fique por dentro
das novidades

    Nada de spam por aqui! Muitas notícias, insights, informações e conhecimentos compartilhados sobre o munda das vendas.