Adaptabilidade em Vendas

Em meio à tantas mudanças, a resiliência e a adaptabilidade, naturais de um vendedor, nunca foram tão valorizadas.

No nosso último artigo, falamos dessas mudanças e dos sentimentos pelos quais estamos sendo convidados a passar durante esse período de quarentena, ou “setentena”. Clique aqui para revê-lo.

Com este cenário, já se tornou realidade o processo de empresas e pessoas se transformando e buscando seus espaços no universo digital e, com isso, vemos as consequências, facilidades e dificuldades, atreladas aos diferentes perfis de opinião sobre a Transformação Digital que existiam antes de tudo isso acontecer.

Quantas pessoas e empresas você conhece, que antes de março não valorizavam a Era Digital que é realidade para nós, não acreditavam que é possível ser eficiente no trabalho fazendo home office, que é possível realizar o processo de venda (e a maioria das vezes de entrega) do produto ou serviço de forma digital, que é possível treinar e engajar uma grande quantidade de pessoas remotamente, que é possível você se conectar e passar uma informação de forma eficiente e encantadora numa videoconferência e não só presencialmente, enfim, são muitos paradigmas e crenças que estão sendo quebrados neste momento.

Um ponto em que chegamos quando temos que passar por essa transformação interna, é que alguns têm mais facilidade para lidar com as diminuições das próprias certezas e outros menos. Aqueles que têm perfis mais técnicos, com graus de especialização e conhecimentos profundos de determinado assunto, normalmente são aqueles que precisam passar por níveis de provas muito maiores para deixar suas certezas de lado e seguir um novo caminho, quase que precisando de uma nova certeza. Já aqueles que possuem conhecimentos mais genéricos, navegam por ambientes distintos e lidam com diferentes perfis profissionais rotineiramente, normalmente possuem maior facilidade de se adaptar a um cenário diferente, aprender algo novo e lidar com suas responsabilidades de uma nova forma. Pensou em alguém com este perfil?

Pois é, o perfil do vendedor tem um grande valor quando acreditamos que dentro da Transformação Digital, o que está ressignificando o mercado é a transformação em sua atuação mais ampla (de razões, de formas, de comportamentos, de ferramentas e de modelos), enquanto o digital é apenas o meio. É através da resiliência e da adaptabilidade, que são naturais de um vendedor, que você, sua empresa, ou sua equipe atualmente estão encontrando um novo caminho de se manter ativos, conectar e se relacionar com seus clientes e gerar valor para sua rede.

Caso você ainda esteja tentando encontrar formas de se reinventar, ou de entregar valor de um jeito diferente, se permita à novas ideias. Tente mapear quais valores você entrega ao seu perfil ideal de cliente e se pode entregar o mesmo para outro perfil, entenda quais outras formas de monetização e distribuição você pode ter para seus produtos/serviços, se é necessário ou viável desenhar um novo produto/serviço, enfim, se pergunte: “e se?”. E o mais importante, experimente! Nesse processo experimentar é fundamental.

E se der certo, não deixe de compartilhar a experiência com a gente. :)

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Obrigado pela leitura!

#foguetenãotemré

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