Vendedor que não é vendedor
Executivo de Contas, Gerente de Contas, Gerente de Relacionamento, Consultor, Sales Representative, Key Account, esses são alguns dos nomes utilizados para não chamar vendedor de vendedor. O peso pejorativo que esta palavra carrega faz com que muitas empresas e gestores transformem o nome do cargo de vendedor, mas não efetivamente a sua função.
Vender é o ato de trocar serviços ou mercadoria por dinheiro e é este verbo que origina a palavra de quem executa esta função: Vendedor é a pessoa que promove o ato de vender. Tenho um artigo que trata só sobre este estigma da palavra. (Para ler Clique aqui – Artigo Vendedor Herói ou Vilão?)
Quero fazer uma analogia interessante sobre o que acontece quando nos propomos a negar a nossa real natureza. Em meados dos anos 2000 o Unibanco, banco de varejo que foi adquirido pelo Itaú, fez uma campanha com o seguinte mote: “Unibanco, o banco que nem parece banco” é o mesmo recurso que usamos quando utilizamos a idéia como: Gerente de Contas tão bom que não parece vendedor.
Esta idéia de negação tem como objetivo primário tentar tirar da mente do interlocutor todo o peso negativo da palavra, no caso do Unibanco ele tinha a nítida intenção de se distanciar dos atributos como: Burocracia, Filas, Baixas Rentabilidades, Atendimento Ruim, etc. O grande risco que corremos é que ao negar que sou um banco, neste caso, podemos também interpretar que ele não possui os atributos positivos como: Segurança, Solidez, Liquidez, Disponibilidade de Multi-Serviços e é aqui que mora o perigo.
Quando deixamos, mesmo que de maneira oculta, as pessoas na função de vendedor com codinomes que não representam a função, não fortalecemos todos os atributos positivos do vendedor: ser consultivo, ter empatia, entregar uma boa solução ao cliente e resolver de fato um problema. Mesmo com todos esses nomes criados para substituir a palavra “Vendedor”, nunca excluímos a função de ter que realizar uma transação financeira, etapa fundamental para consolidar a venda em sí.
Temos a missão de reconstruir o verdadeiro valor de vender, uma atividade que será fundamental para retomarmos o crescimento das nossas vidas, empresas, países e porque não dizer do planeta.
Neste momento o protagonismo do progresso nunca foi tão necessário e nada é mais apropriado do que os times de vendas praticarem o que já fazem diariamente. Vender!
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Boas Vendas!
#foguetenãotemré
Marcelo Scharra
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