Consultoria Empresarial e Consultoria de Venda: quais as diferenças?
De forma geral, uma empresa procura os serviços de uma consultoria quando precisa verificar seus pontos de melhoria ou identificar e resolver determinado problema, que não pôde ser solucionado ou identificado por sua equipe interna, por exemplo.No entanto, como o leque de opções deste serviço é extenso, nem sempre a empresa sabe direcionar e contratar a melhor solução para resolução do seu problema, o que pode trazer prejuízos e retrabalhos desnecessários. Prova disso é a confusão existente entre dois termos, que, apesar de próximos, carregam inúmeras particularidades: consultoria empresarial e consultoria de venda.A seguir, você verá as principais vantagens e diferenças de cada um, a fim de auxiliar, da melhor forma, na sua escolha. Confira.
O que uma consultoria empresarial faz?
O primeiro ponto que deve ser analisado quando falamos de consultoria empresarial, é que ela pode ser contratada por empresas de todos os portes. Além disso, é preciso desmistificar a ideia que as pessoas têm de que a consultoria assume e toma as decisões estratégicas da empresa. Na verdade, o seu foco está em dar as ferramentas necessárias para alcançar o objetivo traçado.Vale ressaltar que o campo de atuação deste tipo de consultoria é bastante amplo. Sendo assim, sua utilização será avaliada de acordo com o estado em que a empresa se encontra e por meio dos resultados que ela espera obter.Por exemplo, a consultoria empresarial pode ser contratada para auxiliar o setor financeiro, seja para verificar possíveis gargalos que dificultam a execução do trabalho ou para identificar soluções de melhoria a curto, médio e longo prazo. Ela pode, ainda, auxiliar o RH no gerenciamento de pessoas, tudo por meio de uma visão macro.Outro ponto de destaque é que, independentemente da área em que estará em foco, é importante que a empresa atue junto aos consultores, visto que o trabalho, construído de forma gradual, necessita da parceria entre as partes envolvidas, para que se possa alcançar o sucesso esperado.O que faz uma consultoria de venda?
A consultoria de venda apresenta alguns processos similares ao da consultoria empresarial. No entanto, neste caso, o foco está exclusivamente na área de vendas.Este serviço é destinado para aqueles clientes que necessitam revitalizar a forma como apresentam seus produtos e serviços e, em geral, funciona da seguinte forma:- em um primeiro momento, o consultor irá realizar o diagnóstico da empresa e identificar os pontos que precisam ser melhorados;
- com o problema identificado, ele buscará as melhores estratégias para encontrar esta resolução;
- por fim, otimizará os processos que já estão em uso, para alcançar os resultados alinhados às expectativas do cliente.
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