Como treinar sua equipe de vendas com metodologias modernas?
Assim como o mercado em geral, as relações comerciais mudam e evoluem a todo momento. Ao mesmo tempo, processos e técnicas comerciais também foram sendo desenvolvidos, orientando empresas e gestores em como treinar sua equipe de vendas.
Embora os métodos tradicionais sejam fortes aliados, o cenário cada vez mais competitivo e a mudança no comportamento do consumidor exigem renovação constante. Por essa razão, selecionamos metodologias adequadas aos desafios atuais, que contribuirão para o crescimento do seu negócio.
Caso seu objetivo seja desenvolver um grupo de vendas de alta performance, continue a ler este artigo e confira nossas dicas!
Capacite para formar consultores
A diferença entre um vendedor e um consultor está no fato de que esse último estuda, analisa, planeja e desenvolve uma relação com o cliente. É desse profissional que sua empresa precisa.
O consultor divide seu foco entre a meta que deve atingir e os êxitos do consumidor. Ele auxilia na busca pelo sucesso, levando propostas que agreguem valor e estejam alinhadas à característica e ao objetivo de quem está comprando.
Os compradores valorizam assistência personalizada e querem desenvolver relações que tragam benefícios. Se você conquistar isso, mostrará credibilidade e conseguirá estabelecer um relacionamento de confiança que tende a ser duradouro e rentável.
Trabalhe para o sucesso do cliente
Seu time deve conhecer profundamente a pessoa ou a empresa que está sob seu atendimento. Perceber deficiências e ajudar a pensar estrategicamente potencializam a experiência do cliente com seu empreendimento. Isso significa identificar o que pode ser feito, pensar em estratégias de desenvolvimento e estar presente no pós-venda.
Vendedores que sejam bons ouvintes e observadores atentos também conseguem se antecipar a possíveis objeções e contorná-las com coerência. Eles podem, ainda, alcançar um papel de verdadeiros aliados do cliente.
Alinhe o treinamento com as metas do negócio
É crucial que conteúdos de capacitação e desenvolvimento façam parte do calendário anual dos funcionários. Além disso, é preciso trabalhar o pensamento estratégico voltado às metas da companhia.
A gestão transparente, que compartilha visão, objetivos e obstáculos, fomenta o comprometimento e permite ao funcionário aplicar as habilidades necessárias para chegar aos resultados. Eles passam a saber até onde podem ir, com criatividade e consciência.
Também faz parte do papel do gestor, estimular comportamentos que representem o posicionamento da empresa e a cultura disseminada internamente. Quando o grupo trabalha com metas e expectativas alinhadas, todos atuam direcionados para o mesmo foco, fortalecendo as prioridades.
Invista no conhecimento técnico
Parece básico falar a respeito disso, no entanto, não é raro que um atendimento aconteça sem o preparo ideal, como informações essenciais sobre o produto ou serviço que se pretende vender. Ao utilizar, com domínio, uma linguagem técnica adequada e empregar um discurso com segurança e conhecimento, o vendedor recebe crédito e eleva o nível do suporte.
Conhecer o produto não se limita a especificações técnicas e aplicação. Vai desde a concepção, matéria-prima utilizada, diferentes meios de uso, benefícios, quais são os concorrentes e o que eles oferecem de diferencial, histórico de desempenho e participação de mercado. Tudo isso é conteúdo a ser utilizado durante as negociações e pode, inclusive, alicerçar vendas complementares e casadas.
Ferramentas de apoio (sistemas, planilhas, equipamentos) atuam como facilitadores dos processos e auxiliam em uma gestão de tempo eficaz. Mas nem sempre elas são utilizadas de modo a aproveitar todos os seus recursos e funcionalidades. Por isso, o gestor precisa garantir conhecimento essencial para o uso produtivo de todas as ferramentas de trabalho.
Busque simplicidade nos processos
O processo de vendas deve seguir alguns caminhos indispensáveis, que podem ser definidos estabelecendo um padrão. Padronizar etapas permite auxiliar o acompanhamento parcial e periódico de cada membro, identificando destaques ou falhas, as quais passam a ser corrigidas com velocidade e de maneira mais eficiente.
Reduzir burocracias contribui para que sobre tempo na execução do que realmente é importante, trazendo agilidade e rapidez nas interações. Ainda dentro da busca por simplicidade, podemos falar da importância da comunicação eficiente e direta, onde informações estratégicas são atualizadas, compiladas e ficam disponíveis em plataformas de fácil acesso.
Motive e celebre as conquistas
Sempre que os números ficam abaixo das metas ou quando um mês encerra com prejuízos, a equipe comercial, invariavelmente, recebe cobranças e pressão. Entretanto, quando a situação é oposta, ou seja, quando se conquista um resultado positivo, nada mais justo do que reconhecer e comemorar com essas mesmas pessoas.
Há diferentes e importantes maneiras de promover motivação. A empresa e o líder direto devem atuar nesse sentido:
- Monitorando a performance individual e fornecendo feedbacks
- Promovendo a comunicação interna, compartilhando experiências para o crescimento de todos
- Tratando o conceito de meta coletiva, para estimular o trabalho conjunto e apoio mútuo
- Ouvindo a equipe e procurando oferecer os recursos necessários para atingimento das metas
- Criando recompensas, além das comissões
- Celebrando publicamente conquistas individuais e do grupo, reconhecendo vitórias e talentos
Encontre empresas que saibam como treinar sua equipe de vendas
Para intensificar o treinamento ou buscar resultados mais rápidos, a melhor opção é contar com autoridades de conhecimento nessa área. Considerando que se trata de um investimento, encontrar profissionais especializados e experientes se torna imprescindível.
Existem, no mercado, empresas especialistas em prestar consultorias bastante completas. Esse trabalho visa compreender o fluxo de trabalho e tarefas, mapear falhas e oportunidades, propor melhorias focadas no objetivo final do negócio.
Uma reestruturação do setor e dos processos relacionados, muitas vezes, é necessária para retomar o crescimento.
Após todo e qualquer treinamento, os efeitos devem ser medidos por meio de avaliações e métricas mensuráveis. Dessa forma, será possível verificar o retorno decorrente desse investimento e o impacto no desempenho humano e de faturamento. Os resultados apurados também servirão de suporte para avaliar cada profissional e fornecer a eles feedbacks mais consistentes, apoiados em critérios bem definidos.
Agora que acompanhou essa leitura, você descobriu como treinar sua equipe de vendas com algumas metodologias modernas e adaptadas às necessidades do comércio atual:
- Capacitando verdadeiros consultores
- Atuando para alcançar o sucesso do cliente
- Apresentando as metas do negócio
- Investindo tanto no conhecimento técnico quanto na simplificação dos processos
- Motivando seu pessoal e celebrando conquistas
- Identificando profissionais capacitados para ministrar os treinamentos
Ficou claro, também, o quanto é fundamental investir no desenvolvimento do seu time e torná-lo mais produtivo para manter lucratividade e competitividade.
Para conhecer mais possibilidades e contar com profissionais altamente preparados para ajudá-lo na implementação desse aperfeiçoamento, entre em contato com a nossa empresa!
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