Como Ser Antifrágil diante do seu time comercial | #179
“Algumas coisas se beneficiam com os impactos, elas prosperam e crescem quando são expostas à volatilidade, à aleatoriedade, à desordem e ao estresse, e adoram a aventura, o risco e a incerteza. Contudo, apesar da ubiquidade do fenômeno, não existe uma palavra para nomear o oposto exato de frágil. Vamos chamá-lo de antifrágil.”
Nassim Nicholas Taleb
Imagine um mundo onde o caos não é apenas controlado, mas utilizado como uma ferramenta poderosa para o crescimento e a prosperidade, não apenas de um indivíduo como de todo um ambiente. É exatamente isso que Nassim Nicholas Taleb explora em seu livro “Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos“, onde ele desafia a noção tradicional de resistência ao estresse e à volatilidade, propondo que não apenas podemos sobreviver ao imprevisto, mas florescer com ele. E é exatamente sobre isso que iremos falar a seguir: como trabalhar sua “antifragilidade” em um ambiente que está sempre em mudança, e sempre apresentando situações desafiadoras.
No universo comercial, a palavra de ordem é resiliência. Ou seja, é preciso apresentar uma capacidade distinta de lidar com as mudanças que a vida apresenta, junto às pressões e desafios, sem que estes afetem diretamente o equilíbrio emocional, racional e o seu bem-estar. Contudo, mais do que apenas sobreviver a esse cenário conturbado, a antifragilidade propõe o além. Não se trata apenas de enfrentar desafios, mas fazer com que eles se transformem em oportunidades de crescimento e de desenvolvimento.
Pensar como um verdadeiro antifrágil, é trazer para a sua realidade o entendimento de que cada obstáculo é como uma oportunidade disfarçada, cada revés como um impulso para melhorar a cada dia e de se inovar frente a mudanças. É se adaptar aos diversos cenários que o mercado volátil atual nos oferece. A antifragilidade nos ensina a jamais temer o desconhecido, ao passo que nos leva a abraçá-lo como um verdadeiro acelerador de sucesso.
Então, esqueça aquela ideia de que só os fortes sobrevivem. Nós não queremos apenas sobreviver, queremos prosperar em qualquer situação, por mais caótico que seja o mercado lá fora.
Como aplicar a antifragilidade em seu Time
Estamos mais do que acostumados a enxergar as coisas carregadas de muito estresse e instáveis. Porém, assim como saramos de uma gripe tomando os remédios adequados, bebendo bastante água e descansando, a antifragilidade e a fragilidade são “graus em um espectro” – como explica Nassim em seu livro. Ou seja, uma não ocorre sem o conhecimento da outra.
Considerando o que vimos até agora, veja essas 5 dicas para aplicar a antifragilidade em seu time:
- Cultive a Experimentação
Estimule seu time a sair da zona de conforto e experimentar novas abordagens. Crie um ambiente onde o erro é visto como um passo necessário para o aprendizado e a inovação.
- Promova o Aprendizado Contínuo
Incentive a formação constante, participe de workshops, seminários e treinamentos. Mantenha-se atualizado com as últimas tendências e tecnologias do mercado.
- Valorize o Feedback
Estimule uma cultura de feedback honesto e construtivo. Utilize as críticas como ferramentas de crescimento, ajustando estratégias e aprimorando processos com base nos insights recebidos.
- Diversifique as Habilidades
Invista na formação diversificada dos membros do seu time. Quanto mais habilidades e conhecimentos variados, maior a capacidade de adaptação e inovação frente às adversidades.
- Mantenha a Transparência
A transparência fortalece a confiança e a coesão da equipe. Seja claro sobre os desafios e as estratégias adotadas. Compartilhe informações relevantes e envolva todos na tomada de decisões.
Florescendo na Adversidade
Temos a ilusão de previsibilidade que não podemos confiar 100%, pois sabemos que nem tudo termina da maneira que se espera terminar. A vida não é nada de preto no branco, mas sim um oceano de cores inesperadas e voláteis. Quanto mais esperamos a previsibilidade das coisas, mas nos tornamos propensos a nos fragilizar com as mudanças bruscas que o mercado e o mundo em si oferecem. E justamente por conta dessa ânsia por ordem, sentimos medo e reagimos de maneira exagerada. Nosso sistema simplesmente só encontra uma verdadeira ordem das coisas – ou um certo grau dela – quando aceitamos de fato a aleatoriedade da vida e passamos a viver tranquilamente em um mundo que não compreendemos.
Para se tornar um antifrágil, apenas coloque-se na posição daquele que “adora” os erros, e não o de abominá-los. A antifragilidade é extremamente relativa, enquanto você se torna um profissional robusto e vigoroso ao vender seu produto e/ou serviço, você também pode ser uma pessoa sensível e empática com as necessidades e dificuldades de seus clientes. Ainda que a antifragilidade não faça parte da nossa mente, ela faz parte do nosso eu, e está intrinsecamente ligada ao ser humano, desde que o mundo é mundo.
Em um mundo caracterizado pela incerteza e pelo caos, a verdadeira resiliência não vem apenas da resistência passiva, mas sim da capacidade de prosperar e crescer com os desafios e adversidades. Ser antifrágil não é só sobre resistir. É sobre se fortalecer com cada desafio que aparece no nosso caminho.
Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos juntos transformar desafios em oportunidades, fortalecendo sua equipe para os desafios do futuro.
Fique por dentro
das novidades
das novidades
Nada de spam por aqui! Muitas notícias, insights, informações e conhecimentos compartilhados sobre o munda das vendas.