Gamificação: O Segredo do Engajamento Explosivo | #171

E se o seu trabalho pudesse se tornar algo um pouco mais desafiador e recompensador, assim como um jogo? Imagine uma rotina mais emocionante, com desafios, prêmios e um placar para acompanhar o progresso de cada colaborador. Alguns podem achar essa ideia desnecessária, já outros, encontraram nela o segredo do engajamento e o estímulo ideal para melhores resultados em suas empresas.

A gamificação já faz parte do nosso dia a dia, mesmo que não a percebamos, ela está nos sistemas dos nossos cartões de créditos, distribuída nos mais diversos aplicativos em nossos celulares, e até mesmo nos cartões fidelidade daquele estabelecimento que amamos. Essa é a realidade da gamificação, uma estratégia inovadora que, não se trata de um jogo propriamente dito, mas da utilização de elementos de jogos para aumentar o engajamento e a motivação em diversos contextos, inclusive no ambiente profissional.

Esse é ainda um campo de pesquisa relativamente novo, mas que tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Um estudo da Universidade de Stanford revelou que a gamificação pode aumentar a produtividade em até 40%. E os benefícios não param por aí! A gamificação se aplicada da maneira correta pode aumentar significativamente a retenção de conhecimento e a aplicação das habilidades aprendidas em treinamentos e desenvolvimento.

Presente em diversos setores, a gamificação pode ser aplicada de diferentes maneiras: cursos online com pontuação, badges e rankings (treinamento e desenvolvimento); programas de incentivo com metas, desafios e recompensas (vendas); campanhas interativas com quizzes, jogos e recompensas (Marketing); processos de onboarding gamificados, programas de reconhecimento e programas de bem-estar (RH).

 

Os aspectos da Gamificação

Uma Gamificação funcional dentro do âmbito profissional deve ser completamente autêntica e específica, já que cada equipe apresenta uma necessidade diferente e objetivos diversos. Por isso, para desenvolver um ambiente gamificado é preciso investir, seja financeiramente e em tempo. Dito isso, é sempre recomendável envolver especialistas desde o início da gamificação, e em pequenos passos testar o que funciona e o que não funciona para a sua equipe. 

Lembre-se que a gamificação não é tornar a sua rotina em um jogo literalmente, e sim inserir alguns aspectos dos jogos em suas atividades. Mas que aspectos são esses? 

  • Pontos: uma maneira de recompensar ações e conquistas, fornecendo feedback positivo e motivando a progressão no “jogo”.
  • Badges: os badges são bem parecidos com os pontos, mas essa é uma maneira de reconhecer habilidades e conquistas específicas, criando um senso de reconhecimento pelo seu diferencial.
  • Rankings: é possível criar um ambiente competitivo, porém saudável através dos rankings, onde será compartilhado o desempenho dos participantes, estimulando o desejo de se destacar.
  • Níveis: outro aspecto interessante para se inserir é a definição de etapas de progressão, criando desafios e incentivando o aprendizado contínuo.
  • Recompensas: cada recompensa, seja a pontuação, os badges e outros, podem ser tangíveis ou intangíveis, reconhecendo o bom desempenho e motivando a participação contínua de cada colaborador.
  • Missões: similar aos níveis as missões são grupos de atividades específicas que que levam a um objetivo claro. As missões precisam ser reais e possíveis e de maneira alguma fora do escopo do projeto. 
  • Feedback Instantâneo: o feedback instantâneo é um aspecto de recompensa presente em todos os games. Seja ele positivo ou negativo, porém sempre construtivo, mostra ao participante se ele está ou não seguindo o caminho correto.  
  • Ambientação: em alguns casos é interessante inserir alguns elementos de ambientação, através de cenários e avatares para auxiliar a contar a história desejada. No ambiente profissional é preciso ter muito cuidado ao utilizar esse aspecto. 

Incluir elementos da gamificação na rotina do trabalho, como desafios, competições e recompensas pode aumentar o engajamento e a motivação dos colaboradores, auxiliando inclusive no desempenho e na entrega de cada um deles, possibilitando o alcance de metas e/ou objetivos propostos. A gamificação também pode criar um ambiente de trabalho mais positivo e estimulante, reduzindo a rotatividade de funcionários. Além de trazer, de certa maneira, uma leveza a uma rotina repleta de pressão e adversidades.

Não fique para trás nessa jornada e seja campeão no jogo do mercado

Se você está em busca de uma maneira inovadora e eficaz de impulsionar suas vendas, motivar sua equipe e alcançar resultados extraordinários, a gamificação pode ser a chave para transformar sua realidade empresarial.

Na Aceleração de Vendas, estamos prontos para ajudá-lo a integrar essa e outras estratégias de forma personalizada e impactante. Entre em contato conosco e descubra como vender mais e melhor!

Fique por dentro
das novidades

    Nada de spam por aqui! Muitas notícias, insights, informações e conhecimentos compartilhados sobre o munda das vendas.