Saúde Mental dos Vendedores: O Poder do Equilíbrio para Alcançar o Sucesso | AceNews #143

Não consegue fazer a leitura da artigo? Agora, você consegue ouvir o artigo completo. Dê um play e aproveite!

Como a saúde mental se torna uma necessidade, não um luxo, no mundo das vendas.

 

Uma das pautas mais discutidas atualmente no ambiente corporativo é justamente a saúde mental de nossos colaboradores. Seja no nível que for, a rotina de um vendedor pode ser, muitas vezes, uma montanha-russa de emoções. No entanto, o equilíbrio mental é um dos fatores extremamente cruciais para o sucesso da organização em geral. Afinal de contas, o que faz uma empresa de fato funcionar, são as pessoas que estão envolvidas nela. Como então um colaborador que está extremamente desmotivado, exausto ou até mesmo estressado, poderia trazer algum resultado positivo para essa empresa?

Bem, os números não mentem…

Em uma pesquisa realizada em 2019 pela Sales Health Alliance revelou que 43% dos vendedores enfrentavam dificuldades relacionadas à saúde mental bem antes da pandemia, e essa proporção cresceu ainda mais na pesquisa realizada em 2022, pós-COVID-19, com esse número chegando a incríveis 58%.

O que torna isso ainda mais preocupante é o fato de que, mesmo com o aumento da pressão durante a pandemia, as empresas não acompanharam essa tendência trazendo o apoio adequado, e isso definitivamente não pode ser subestimado. Em uma indústria que se gaba do “alto desempenho” de seus colaboradores, é evidente que a negligência relacionada à saúde desses, impactam negativamente os resultados esperados.

Tudo bem, essa não é uma discussão fácil de se ter. Sabemos que em um mundo tão volátil como o que vivemos atualmente, pode ser realmente difícil gerir e acompanhar tudo que está acontecendo. Contudo, toda essa pressão que estamos falando aqui pode levar a consequências ainda mais concretas, por exemplo, ao elevar bruscamente os níveis de estresse e ansiedade, que por consequência afeta não apenas o bem-estar do vendedor, como também a produtividade e qualidade entregue no serviço prestado.

Perceba que existe um círculo bastante prejudicial nesses casos.

Quando a saúde mental dos vendedores é negligenciada, os resultados tornam-se significativamente negativos. Altos níveis de estresse e ansiedade podem levar a uma redução na qualidade da entrega, resultando em perda de vendas e danos à reputação da empresa. Além disso, o desgaste emocional pode levar a altas taxas de rotatividade, o que, por sua vez, aumenta os custos de recrutamento e treinamento de novos vendedores, que poderão ter o mesmo fim, se a empresa não tomar decisões acertadas.

Agora que você já entendeu que essa é uma discussão válida e extremamente importante,  vamos olhar por outra perspectiva! Exploraremos a seguir a importância do equilíbrio emocional e mental para os vendedores, destacando os benefícios que traz para todos os envolvidos!

O poder do equilíbrio mental

A importância da saúde mental no ambiente de trabalho é um consenso quase universal. No entanto, surpreendentemente, poucas empresas direcionam recursos para iniciativas relacionadas a isso. Os gestores organizacionais, embora não ignorantes sobre o conceito de saúde mental, muitas vezes não conseguem enxergar como seu aprimoramento pode trazer benefícios tangíveis aos negócios e, por vezes, carecem de orientação sobre como apoiar essa causa tão necessária.

Embora os benefícios imediatos dos investimentos em saúde mental possam não ser tão evidentes quanto os retornos de uma nova campanha de marketing, é importante notar que pesquisas comprovam uma correlação direta entre a melhoria da saúde mental e o alcance das metas de vendas. Investir no bem-estar mental dos colaboradores não apenas promove uma cultura de trabalho mais saudável, mas também leva a uma equipe de vendas mais motivada, engajada e resiliente.

Os resultados são claros: a saúde mental equilibrada no departamento de vendas transcende o status de “seria bom ter”. Ela é intrinsecamente ligada ao desempenho em vendas, com uma forte correlação positiva. De acordo com as pesquisas da Sales Health Alliance, 70% dos vendedores com condições de saúde mental elevada apresentam um bom desempenho em vendas, um número significativamente superior aos vendedores com uma pior saúde mental, entre os quais apenas 22% indicam um desempenho melhor.

O equilíbrio mental não é um luxo, mas sim uma necessidade para alcançar o sucesso ainda mais sustentável no mundo das vendas. Líderes e organizações que priorizam e apoiam a saúde mental de seus vendedores podem antecipar um aumento substancial em seu desempenho no mercado.

É por isso que gostaríamos de convidá-lo a conhecer a Aceleração de Vendas. Somos uma empresa dedicada a otimizar o desempenho de suas equipes, e parte integrante disso é o cuidado com a saúde mental dos seus colaboradores. Portanto, o convidamos a entrar em contato conosco agora mesmo para mais informações. Venha acelerar conosco!

Fique por dentro
das novidades

    Nada de spam por aqui! Muitas notícias, insights, informações e conhecimentos compartilhados sobre o munda das vendas.