Revolucionando o setor comercial com a Inteligência Artificial 🚀 #119
Como a Inteligência Artificial pode se tornar uma
grande aliada em suas vendas
Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.
(Leon C. Megginson)
É um fato muito conhecido de que o mundo está em constante transformação, sobre isso, não há dúvidas. Por anos, novas tecnologias tem surgido e se desenvolvido, e junto a elas, processos inovadores estão sendo construídos. E cada vez mais, essas transformações ocorrem de maneira acelerada. Considerando que para se fazer presente e constituir um nome de confiança em um mercado tão concorrido quanto o de vendas, precisamos buscar e mergulhar, de maneira consciente, em algumas dessas novidades que o mundo nos oferece.
Pode ser um pouco difícil, ou até mesmo temido por muitos, mas a verdade é que se nunca quebrarmos a rotina e ficarmos para sempre em nossa zona de conforto, até onde você acredita que isso irá nos levar?
Nos últimos anos muito tem se discutido sobre uma inteligência artificial que revolucionou a maneira de como podemos aprender ou até mesmo, criar textos. De uma simples mensagem para um cliente, até artigos bem elaborados com uma série de pesquisas bem interessantes. Você já deve saber do que estamos falando aqui, certo? Sim, estamos nos referindo ao ChatGPT. Mas você já tem conhecimento de como uma tecnologia como essa, pode auxiliar você e sua equipe na hora de vender mais e melhor?
Primeiro é importante ressaltar que, a inteligência artificial, como qualquer outra tecnologia, tem um leque grande de possibilidades, sendo eles benéficos ou não. O vínculo entre os processos de vendas e a inteligência artificial está cada vez mais relevante no mercado de todo o mundo. Dentre todos os benefícios conhecidos, os principais usos dessa ferramenta estão associados ao relacionamento e a experiência do cliente, e ainda, na eficiência de processos das vendas.
Falaremos um pouco mais sobre eles a seguir!
Quanto ao relacionamento, a experiência dos clientes e a construção de processos de vendas eficientes, podemos identificar 3 pontos principais:
- Personalização
A Inteligência Artificial pode ajudar na personalização de contato com o cliente. Seja de maneira automática, ou até mesmo como sugestão ao vendedor. Melhorando assim o relacionamento e a experiência do cliente, apresentando recomendações especificas que poderão solucionar as necessidades dele.
- Suporte
A Inteligência Artificial também pode ser utilizada como uma assistente virtual para fornecer um suporte agilizado e a qualquer hora do dia para o cliente, assim como a “Lu” da Magazine Luiza, a “Nat” da Natura, a “Alexa” da Amazon e a “Siri” da Apple. Uma assistente (ou até mesmo o Chatbot) pode ser bastante útil para empresas que precisam responder a perguntas frequentes, como dúvidas sobre produtos e/ou serviços, processo de compra, entrega, devolução, entre outros assuntos.
Automatizando também alguns processos de vendas que podem demandar um tempo que o vendedor poderá usar para outros assuntos, como programar reuniões de vendas e processar os pedidos de compra.
- Análise de Dados
Para a Inteligência Artificial agir da melhor maneira possível, ela aprende via dados coletados, e esses mesmos dados, podem ser utilizados para que o vendedor também adquira informações de maneira mais rápida. Identificando dessa maneira, através de uma análise detalhada, tendências e padrões. O que pode ajudar, e muito, na compreensão das necessidades e desejos dos clientes.
Os dados também podem ajudar na retenção de informações que podem ser utilizadas em diversas vendas futuras. Além de auxiliar na criação de processos de atendimento e melhoria da empresa na totalidade.
É claro que nem tudo é um mar de rosas, as inovações e essa “retirada” da zona de conforto pode, sim, trazer alguns riscos e desafios. Mas nada que deva te impedir de tentar. A Inteligência Artificial não é exata, afinal de contas, ela trabalha a partir de dados que nós mesmos fornecemos a elas, então é possível que estas sejam influenciados por dados imprecisos ou incompletos, que podem levar a erros. Ela precisa ser segura e confiável, além de ser explorada por aqueles que a utilizarem.
A Adoção da Inteligência Artificial no Setor de Vendas pelo Mundo
De acordo com pesquisas realizadas em 2022 pela Gartner, empresa especializada em tecnologia da informação que fornece dados relevantes para organizações em todo o mundo, mostra que o uso da Inteligência Artificial no setor de vendas está em constante crescimento, com potencial para expandir ainda mais nos próximos anos. E dessa maneira, revolucionar significativamente a maneira como as empresas vendem seus produtos e/ou serviços.
Segundo esse mesmo relatório, as empresas tem integrado cada vez mais as Inteligências Artificiais como soluções significativas ao CRM, com uma previsão de que 40% das novas implementações incluam recursos tecnológicos de Inteligência Artificial até o ano de 2025. Além disso, é visto que as empresas integram a tecnologia em diversos outros processos nos negócios. A pesquisa da Gartner ainda destaca que a adoção a Inteligência Artificial cresce em diferentes setores do mercado, como o farmacêutico, varejo e de indústria.
Dados apresentados pela Salesforce, Accenture, Capgemini e Forrester Research também nos mostram que a adoção de Inteligência Artificial nos mais diversos processos dos negócios, é uma tendência que veio para ficar, já que seus resultados são notáveis nos mais diversos pontos.
- Melhora a produtividade dos colaboradores : as empresas que usam Inteligência Artificial em suas operações de vendas relataram uma melhoria média de 22% na produtividade de suas equipes de vendas. (Salesforce)
- Reduz os custos: a automação de processos de negócios por meio da Inteligência Artificial pode ajudar as empresas a reduzir seus custos em até 25%. (Accenture)
- Aumenta a receita: ao utilizar soluções tecnológicas de Inteligência Artificial para impulsionar as vendas e o marketing, ocorre um aumento médio de 10% na receita. (Forrester Research)
- Melhora a eficiência: a automação de processos de negócios pode reduzir o tempo de processamento em até 90%. (Capgemini)
- Melhoria na experiência do cliente: as empresas que usam a Inteligência Artificial para personalizar a experiência do cliente veem um aumento médio de 20% na satisfação do cliente. (Salesforce)
Esses números apontam que a Inteligência Artificial está sendo cada vez mais utilizada no processo de vendas e que seu uso tem trazido resultados significativos para as empresas que a utilizam. Com o avanço da tecnologia e a concorrência do mercado, as empresas procuram maneiras de se destacar e oferecer uma experiência de compra cada vez mais personalizada aos seus clientes.
Estamos vivendo uma nova Era tecnológica que está mudando para sempre o nosso jeito de trabalhar. E essa é a hora de inovar e se desenvolver. A Aceleração de Vendas tem um time de profissionais preparados para te ajudar nessa jornada. Prepare-se para destruir qualquer barreira e obstáculos que o uso incorreto das tecnologias podem causar e venda mais e melhor, comprovadamente.
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