10 Tendências do Mercado de Vendas em 2023 | 🚀 #111

E SE VOCÊ COMEÇASSE 2023, NA FRENTE DA CONCORRÊNCIA?

 

Nos últimos anos o mundo passou por diversas mudanças. Algumas que as pessoas e empresas puderam se adaptar rapidamente, e outras que nem tanto assim. E com todo esse movimento, tivemos altos e baixos no mais diversos tipos de mercados. Se pararmos para refletir verdadeiramente, iremos perceber que todos nós navegamos por um mar extremamente agitado, mas assim como diz o ditado: mar calmo nunca fez bom marinheiro

Com as grandes reviravoltas, inovações e transformações desses últimos três anos, todos nós pudemos aprender muito, tanto no âmbito técnico dos nossos nichos de trabalho, como também em habilidades intrapessoais (as conhecidas Soft Skills). Por isso já está mais do que na hora de pensar e nos preparar para navegar pelo grande oceano que vem pela frente em 2023.

Com todas essas transformações sofridas nas mais diversas áreas, as pessoas passaram a transformar também os seus comportamentos. De forma social, profissional, pessoal e até mesmo o de consumo. Suas atitudes para com a vida em geral, se modificou, e muito. Como se nesses últimos três anos, tivéssemos vivido, na verdade, 30.

Com a internet, por exemplo, sabíamos que o modo de conviver com o resto do mundo iria passar por algumas mudanças, mas não sabíamos que seria tão rápido e de forma tão abrupta. Essas transformações estão acontecendo cada vez mais rápido, e para que você  tenha um negócio de sucesso, por exemplo, precisa estar alguns passos a frente. 

O primeiro desses passos é entender que os consumidores agora têm um novo comportamento. Segundo as análises da thinkwithgoogle cerca de 72% dos brasileiros pesquisam online antes de realizar uma compra (seja ela realizada de maneira Online ou Offline). E essa pode ser uma grande oportunidade para todo e qualquer tipo de mercado. Com uma planejamento estruturado e uma boa estratégia de marketing, as chances de conquistar mais clientes e fortalecer a empresa no universo virtual são maiores.

Hoje com a digitalização, é tudo muito imprevisível e complexo quando se trata do comércio, mas nada que não dê para conquistar com a prática e com a constante busca pelas ferramentas certas. A internet, por exemplo, é uma ferramenta extremamente potente, e através dela os consumidores de todo o mundo, comparam qualidade, valor e eficiência sobre os produtos, marcas e serviços, antes de tomarem uma decisão. 

As tendências dos mais diferentes mercados para 2023 são práticas que de certa forma se completam. Estar atento a tudo de novo que surge nos bastidores é fundamental para analisar e compreender o que é necessário inovar e adaptar em sua empresa. Principalmente após uma paralisação global que o mundo passou recentemente. Algumas das tendências que irão operar fortemente no próximo ano estão relacionadas a contextos tecnológicos, sustentáveis, de relacionamentos, conteúdo e valor. 

Veja a seguir: 

1. Presença Digital

A sua empresa não pode mais “escolher” não estar no ambiente virtual. Segundo a WGSN, haverá cerca de 29 bilhões de dispositivos conectados nos próximos anos, ou seja, 75% da população mundial acessando a internet para as mais diversas atividades, incluindo a de consumo. E não estamos nos referindo somente ao contexto B2C, empresas – de pequeno a grande porte – do mundo inteiro já estão marcando presença nas redes e mídias sociais. Por isso é preciso deixar que isso impacte diretamente suas próximas decisões estratégicas de negócios.

 

2. Investimento em Marketing 

O investimento em marketing da sua empresa precisa sair do segundo plano. Hoje em dia, as pessoas são bombardeadas por informações a todo tempo, e se fazer presente nas redes só por fazer, não adianta mais. As pessoas buscam por marcas com que podem se conectar muito além do clique de um botão, elas esperam uma conexão mais profunda, na qual se sintam compreendidas e fazendo parte de algo maior. Buscam também marcas que trazem conceitos e valores que são muito ligados aos seus próprios conceitos e valores, e isso só uma estratégia de marketing bem estruturada pode trazer. 

 

3. Construção de Conteúdo

Como citado anteriormente, não basta estar presente nas redes e mídias sociais, é necessário trazer um certo valor a tudo que trouxer para esses meios. A internet não é mais o lugar de divulgação de produtos, que não um benefício para o possível consumidor, nem que seja apenas no campo das ideias. Empresas que querem vender mais, não devem criar apenas uma vitrine com produtos sem implementar contexto, valor, ou trazer uma boa história sobre aquele produto, ou serviço que está sendo oferecido. É necessário desenvolver conteúdo. Um conteúdo humanizado que busque a tal conexão com o seu cliente; um conteúdo que traga experiência; um conteúdo que ensine e/ou entretenha.

 

4. Estratégia Omnichannel

Ainda no contexto digital, uma tendência que trará um grande impacto para o mercado é o Omnichannel, uma estratégia de vendas que conecta a comunicação e a divulgação de sua empresa em diferentes canais disponíveis no meio virtual e presencial. E que oferece ao público uma experiência unificada da sua marca, possibilitando que este escolha a melhor maneira de contato, conseguindo assim uma maior qualidade na jornada. Mas cuidado, você não precisa estar presente em todos os canais disponíveis no mercado, aposte nos certos, onde seu público realmente está presente e que você consegue atender a demanda com excelência.

 

5. Comunicação 

A comunicação de uma empresa é parte fundamental para o desenvolvimento da mesma no mercado. É necessário ter uma comunicação com propósito, clara e coerente – com o negócio em questão e com o mundo. Como já mencionado, as pessoas estão buscando por uma conexão mais profunda com a marca. As empresas precisam impactar, trazer valor e repercutir de forma positiva na sociedade. Tendo isso em mente, uma das estratégias fundamentais é personalizar cada vez mais essa comunicação. Direcionando todo o seu esforço para o seu público alvo e/ou nicho específico.

 

6. Social Commerce

Assim como o Social Selling – que já falamos por aqui – essa é mais uma estratégia de vendas que utiliza principalmente as redes sociais para se aproximar do consumidor e vender mais. Neste meio há diversas maneiras de se conectar com o seu público, seja por meio dos conteúdos – que mencionamos no item anterior – ou por anúncios pagos e ações de interação. O objetivo final é converter o consumidor ativo nas redes sociais em um consumidor também do seu produto/serviço. E vale ressaltar que além das vendas, a rede social é também uma excelente ferramenta para fidelizar seus leads.

 

7. Inovações Tecnológicas 

A tecnologia se utilizada da maneira correta pode ser uma aliada poderosíssima para automatizar e agilizar os processos de vendas, tornando a venda muito mais eficiente. Esteja aberto a aprender com ela e tirar dela o maior proveito possível. Entender quais as tecnologias que estão surgindo no mercado ajudam mais do que atrapalham. Você só precisa identificar aquela que melhor irá atender você e sua equipe.

 

8. Sustentabilidade

O novo comportamento dos consumidores indica uma preferência elevada a empresas que se preocupam com o mundo, principalmente em questões ambientais e sociais. A tendência é que esse público priorize consumir produtos e serviços de negócios que compreendam o impacto causado por seus processos de produção, e que coloquem sempre em pauta práticas que visam melhorar de maneira sustentável todas as suas atividades. 2023 é o ano de conscientizar cada vez mais o funcionamento de sua empresa.

 

9. Segurança no Supply Chain e busca por autossuficiência 

Durante esse grande período de mudanças e paralisações, muitas indústrias enfrentaram desafios em seus processos de produção, nunca imaginados. Atualmente, o mundo ainda sofre consequências da pandemia global em termos sociais e econômicos, mantendo-se em um cenário quase sempre imprevisível. Para lutar contra isso e se manter no mercado, as empresas precisam melhorar a maneira como criam suas estratégias de negócios. Visando, por exemplo, reduzir a exposição a preços em constante mudanças dos fornecedores, além de se preocupar em se tornar autossustentável, criando medidas para lidar com a escassez de suprimentos, e com o aumento dos custos dos processos.

 

10. Corrida por talentos 

Empresas são constituídas por pessoas, inclusive equipes comerciais. Muitos profissionais têm buscado por carreiras que possam desenvolvê-los mais do que apenas de técnicas e teorias, além de jornadas que não coloquem a saúde física e psicológica deles em risco. Para não perder talentos, é necessário incorporar uma cultura daquilo que valorize verdadeiramente a equipe, de modo que seja tangível no dia a dia. Ainda que a  remuneração seja um aspecto importante, as pessoas têm priorizado ambiente e aprendizado. Isso porque elas buscam um tratamento mais humano e menos transacional. Cuidar de seu time também é um tendência para o ano de 2023.

 

Entendemos então que 2023 é um ano que

  • Precisamos nos atualizar quanto às inovações tecnológicas;  
  • As redes sociais podem auxiliar, e muito, nas vendas; 
  • As pessoas estão em busca de uma conexão mais profunda; 
  • Precisamos produzir, em nosso público, experiências inesquecíveis;
  • Comunicação e marketing são áreas fundamentais a se investir;
 & 
  • No fim é tudo sobre pessoas!
 

Quer conhecer mais sobre essas tendências que irão alavancar seus negócios em 2023? Venha conversar com um dos nossos consultores. Especialistas em vendas, ligados a todas as inovações do mercado, mas principalmente ligados em pessoas.

  
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