10 Tend√™ncias do Mercado de Vendas em 2023 | ūüöÄ #111

E SE VOCÊ COMEÇASSE 2023, NA FRENTE DA CONCORRÊNCIA?

 

Nos √ļltimos anos o mundo passou por diversas mudan√ßas. Algumas que as pessoas e empresas puderam se adaptar rapidamente, e outras que nem tanto assim. E com todo esse movimento, tivemos altos e baixos no mais diversos tipos de mercados. Se pararmos para refletir verdadeiramente, iremos perceber que todos n√≥s navegamos por um mar extremamente agitado, mas assim como diz o ditado: mar calmo nunca fez bom marinheiro.¬†

Com as grandes reviravoltas, inova√ß√Ķes e transforma√ß√Ķes desses √ļltimos tr√™s anos, todos n√≥s pudemos aprender muito, tanto no √Ęmbito t√©cnico dos nossos nichos de trabalho, como tamb√©m em habilidades intrapessoais (as conhecidas Soft Skills). Por isso j√° est√° mais do que na hora de pensar e nos preparar para navegar pelo grande oceano que vem pela frente em 2023.

Com todas essas transforma√ß√Ķes sofridas nas mais diversas √°reas, as pessoas passaram a transformar tamb√©m os seus comportamentos. De forma social, profissional, pessoal e at√© mesmo o de consumo. Suas atitudes para com a vida em geral, se modificou, e muito. Como se nesses √ļltimos tr√™s anos, tiv√©ssemos vivido, na verdade, 30.

Com a internet, por exemplo, sab√≠amos que o modo de conviver com o resto do mundo iria passar por algumas mudan√ßas, mas n√£o sab√≠amos que seria t√£o r√°pido e de forma t√£o abrupta. Essas transforma√ß√Ķes est√£o acontecendo cada vez mais r√°pido, e para que voc√™¬† tenha um neg√≥cio de sucesso, por exemplo, precisa estar alguns passos a frente.¬†

O primeiro desses passos é entender que os consumidores agora têm um novo comportamento. Segundo as análises da thinkwithgoogle cerca de 72% dos brasileiros pesquisam online antes de realizar uma compra (seja ela realizada de maneira Online ou Offline). E essa pode ser uma grande oportunidade para todo e qualquer tipo de mercado. Com uma planejamento estruturado e uma boa estratégia de marketing, as chances de conquistar mais clientes e fortalecer a empresa no universo virtual são maiores.

Hoje com a digitalização, é tudo muito imprevisível e complexo quando se trata do comércio, mas nada que não dê para conquistar com a prática e com a constante busca pelas ferramentas certas. A internet, por exemplo, é uma ferramenta extremamente potente, e através dela os consumidores de todo o mundo, comparam qualidade, valor e eficiência sobre os produtos, marcas e serviços, antes de tomarem uma decisão. 

As tend√™ncias dos mais diferentes mercados para 2023 s√£o pr√°ticas que de certa forma se completam. Estar atento a tudo de novo que surge nos bastidores √© fundamental para analisar e compreender o que √© necess√°rio inovar e adaptar em sua empresa. Principalmente ap√≥s uma paralisa√ß√£o global que o mundo passou recentemente. Algumas das tend√™ncias que ir√£o operar fortemente no pr√≥ximo ano est√£o relacionadas a contextos tecnol√≥gicos, sustent√°veis, de relacionamentos, conte√ļdo e valor.¬†

Veja a seguir: 

1. Presença Digital

A sua empresa n√£o pode mais ‚Äúescolher‚ÄĚ n√£o estar no ambiente virtual. Segundo a WGSN, haver√° cerca de 29 bilh√Ķes de dispositivos conectados nos pr√≥ximos anos, ou seja, 75% da popula√ß√£o mundial acessando a internet para as mais diversas atividades, incluindo a de consumo. E n√£o estamos nos referindo somente ao contexto B2C, empresas – de pequeno a grande porte – do mundo inteiro j√° est√£o marcando presen√ßa nas redes e m√≠dias sociais. Por isso √© preciso deixar que isso impacte diretamente suas pr√≥ximas decis√Ķes estrat√©gicas de neg√≥cios.

 

2. Investimento em Marketing 

O investimento em marketing da sua empresa precisa sair do segundo plano. Hoje em dia, as pessoas s√£o bombardeadas por informa√ß√Ķes a todo tempo, e se fazer presente nas redes s√≥ por fazer, n√£o adianta mais. As pessoas buscam por marcas com que podem se conectar muito al√©m do clique de um bot√£o, elas esperam uma conex√£o mais profunda, na qual se sintam compreendidas e fazendo parte de algo maior. Buscam tamb√©m marcas que trazem conceitos e valores que s√£o muito ligados aos seus pr√≥prios conceitos e valores, e isso s√≥ uma estrat√©gia de marketing bem estruturada pode trazer.¬†

 

3. Constru√ß√£o de Conte√ļdo

Como citado anteriormente, n√£o basta estar presente nas redes e m√≠dias sociais, √© necess√°rio trazer um certo valor a tudo que trouxer para esses meios. A internet n√£o √© mais o lugar de divulga√ß√£o de produtos, que n√£o um benef√≠cio para o poss√≠vel consumidor, nem que seja apenas no campo das ideias. Empresas que querem vender mais, n√£o devem criar apenas uma vitrine com produtos sem implementar contexto, valor, ou trazer uma boa hist√≥ria sobre aquele produto, ou servi√ßo que est√° sendo oferecido. √Č necess√°rio desenvolver conte√ļdo. Um conte√ļdo humanizado que busque a tal conex√£o com o seu cliente; um conte√ļdo que traga experi√™ncia; um conte√ļdo que ensine e/ou entretenha.

 

4. Estratégia Omnichannel

Ainda no contexto digital, uma tend√™ncia que trar√° um grande impacto para o mercado √© o Omnichannel, uma estrat√©gia de vendas que conecta a comunica√ß√£o e a divulga√ß√£o de sua empresa em diferentes canais dispon√≠veis no meio virtual e presencial. E que oferece ao p√ļblico uma experi√™ncia unificada da sua marca, possibilitando que este escolha a melhor maneira de contato, conseguindo assim uma maior qualidade na jornada. Mas cuidado, voc√™ n√£o precisa estar presente em todos os canais dispon√≠veis no mercado, aposte nos certos, onde seu p√ļblico realmente est√° presente e que voc√™ consegue atender a demanda com excel√™ncia.

 

5. Comunicação 

A comunica√ß√£o de uma empresa √© parte fundamental para o desenvolvimento da mesma no mercado. √Č necess√°rio ter uma comunica√ß√£o com prop√≥sito, clara e coerente – com o neg√≥cio em quest√£o e com o mundo. Como j√° mencionado, as pessoas est√£o buscando por uma conex√£o mais profunda com a marca. As empresas precisam impactar, trazer valor e repercutir de forma positiva na sociedade. Tendo isso em mente, uma das estrat√©gias fundamentais √© personalizar cada vez mais essa comunica√ß√£o. Direcionando todo o seu esfor√ßo para o seu p√ļblico alvo e/ou nicho espec√≠fico.

 

6. Social Commerce

Assim como o Social Selling – que j√° falamos por aqui – essa √© mais uma estrat√©gia de vendas que utiliza principalmente as redes sociais para se aproximar do consumidor e vender mais. Neste meio h√° diversas maneiras de se conectar com o seu p√ļblico, seja por meio dos conte√ļdos – que mencionamos no item anterior – ou por an√ļncios pagos e a√ß√Ķes de intera√ß√£o. O objetivo final √© converter o consumidor ativo nas redes sociais em um consumidor tamb√©m do seu produto/servi√ßo. E vale ressaltar que al√©m das vendas, a rede social √© tamb√©m uma excelente ferramenta para fidelizar seus leads.

 

7. Inova√ß√Ķes Tecnol√≥gicas¬†

A tecnologia se utilizada da maneira correta pode ser uma aliada poderosíssima para automatizar e agilizar os processos de vendas, tornando a venda muito mais eficiente. Esteja aberto a aprender com ela e tirar dela o maior proveito possível. Entender quais as tecnologias que estão surgindo no mercado ajudam mais do que atrapalham. Você só precisa identificar aquela que melhor irá atender você e sua equipe.

 

8. Sustentabilidade

O novo comportamento dos consumidores indica uma prefer√™ncia elevada a empresas que se preocupam com o mundo, principalmente em quest√Ķes ambientais e sociais. A tend√™ncia √© que esse p√ļblico priorize consumir produtos e servi√ßos de neg√≥cios que compreendam o impacto causado por seus processos de produ√ß√£o, e que coloquem sempre em pauta pr√°ticas que visam melhorar de maneira sustent√°vel todas as suas atividades. 2023 √© o ano de conscientizar cada vez mais o funcionamento de sua empresa.

 

9. Segurança no Supply Chain e busca por autossuficiência 

Durante esse grande per√≠odo de mudan√ßas e paralisa√ß√Ķes, muitas ind√ļstrias enfrentaram desafios em seus processos de produ√ß√£o, nunca imaginados. Atualmente, o mundo ainda sofre consequ√™ncias da pandemia global em termos sociais e econ√īmicos, mantendo-se em um cen√°rio quase sempre imprevis√≠vel. Para lutar contra isso e se manter no mercado, as empresas precisam melhorar a maneira como criam suas estrat√©gias de neg√≥cios. Visando, por exemplo, reduzir a exposi√ß√£o a pre√ßos em constante mudan√ßas dos fornecedores, al√©m de se preocupar em se tornar autossustent√°vel, criando medidas para lidar com a escassez de suprimentos, e com o aumento dos custos dos processos.

 

10. Corrida por talentos 

Empresas s√£o constitu√≠das por pessoas, inclusive equipes comerciais. Muitos profissionais t√™m buscado por carreiras que possam desenvolv√™-los mais do que apenas de t√©cnicas e teorias, al√©m de jornadas que n√£o coloquem a sa√ļde f√≠sica e psicol√≥gica deles em risco. Para n√£o perder talentos, √© necess√°rio incorporar uma cultura daquilo que valorize verdadeiramente a equipe, de modo que seja tang√≠vel no dia a dia. Ainda que a¬† remunera√ß√£o seja um aspecto importante, as pessoas t√™m priorizado ambiente e aprendizado. Isso porque elas buscam um tratamento mais humano e menos transacional. Cuidar de seu time tamb√©m √© um tend√™ncia para o ano de 2023.

 

Entendemos então que 2023 é um ano que

  • Precisamos nos atualizar quanto √†s inova√ß√Ķes tecnol√≥gicas;¬†¬†
  • As redes sociais podem auxiliar, e muito, nas vendas;¬†
  • As pessoas est√£o em busca de uma conex√£o mais profunda;¬†
  • Precisamos produzir, em nosso p√ļblico, experi√™ncias inesquec√≠veis;
  • Comunica√ß√£o e marketing s√£o √°reas fundamentais a se investir;
 & 
  • No fim √© tudo sobre pessoas!
 

Quer conhecer mais sobre essas tend√™ncias que ir√£o alavancar seus neg√≥cios em 2023? Venha conversar com um dos nossos consultores. Especialistas em vendas, ligados a todas as inova√ß√Ķes do mercado, mas principalmente ligados em pessoas.

  
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