Cross-Selling e UpSelling – Você Conhece Essas Metodologias de Vendas? | 🚀 #109

Por vezes pode ser um pouco mais complicado fechar uma venda aqui ou ali.  Afinal, atualmente há um leque de “soluções” que o seu potencial cliente pode optar por utilizar, mesmo que esta não seja a resposta adequada, ou a que ele de fato procurava. Uma das maiores batalhas que os vendedores enfrentam hoje é a de encontrar a melhor maneira de mostrar as soluções de sua marca e atrair novos clientes.

Ainda que seja difícil, nada é impossível! Vamos te apresentar aqui, 2 metodologias de vendas que irão te ajudar a vender mais e melhor. 

Com o principal objetivo de encantar, atrair, fidelizar e incentivar o seu cliente – ou o seu novo cliente – o Cross-Selling e o Up-Selling são duas metodologias que apresentam uma oportunidade de conhecer melhor o potencial de compra do consumidor. Ao utilizá-las, além de aumentar suas vendas efetivamente, você gera mais valor a experiência do cliente e melhora também o retorno sobre o investimento (ROI) da sua empresa. 

Mas o que é o Cross-Selling?

O Cross-Selling, ou “Venda Cruzada” em tradução livre, nada mais é do que ofertar um novo produto ou serviço adicional àquele que o cliente já adquiriu. Muito além de incentivar um maior consumo, um dos principais objetivos dessa metodologia é  melhorar a experiência do cliente. Para isso é importante ficar ligado nesses 3 pontos:

  1. Identificar quais são os produtos e/ou serviços que podem estar relacionados para realizar um Cross-Selling;
  2. Apontar quais são os clientes que consideraria, por necessidade, adquirir esse novo produto e/ou serviço; 
  3. Compreender quais são as etapas da jornada do cliente, e em qual que aquele cliente em específico se encontra naquele momento.

E o Up-Selling?

O Up-Selling, embora parecido com o Cross-Selling, não é a mesma coisa. Essa metodologia visa ofertar um upgrade para aquele produto e/ou serviço que o cliente já tem, ou está adquirindo naquele momento. O objetivo aqui é apresentar versões completas, melhores ou de maior valor para o consumidor. E para isso funcionar, é necessário: 

  1. Desenvolver um relacionamento de confiança com o seu cliente;
  2. Reconhecer suas necessidades, inclusive aquelas que nem mesmo ele está enxergando;
  3. Apresentar a solução certa.
 

Mas antes de qualquer outra coisa, é importante frisar que, utilizar essas metodologias, não é empurrar e forçar produtos e/ou serviços de qualquer maneira, com o único intuito de vender mais. É necessário que se construa uma boa estratégia que fará mais sentido para o seu cliente, o que poderá, inclusive, incentivá-lo e fidelizá-lo.

  Então, lembre-se!
  1. Estude o seu público e identifique suas necessidades. Mesmo aqueles que já são seus clientes;
  2. Ofereça produtos e/ou serviços que irão solucionar suas dores;
  3. Não saia oferecendo tudo de uma vez, aborde sobre essas novas ofertas no momento certo, em um contexto mais adequado;
  4. Não force nenhum produto e/ou serviço. Ofereça apenas se você concluir que de fato aquela é uma solução adequada para ele; 
  5. Treine seu time para nunca perder uma oportunidade como esta!
 

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Um bom vendedor está sempre atento às oportunidades e às novidades do mercado, conhecendo muito bem o seu produto e o seu consumidor. Porque somente dessa maneira ele aumentará as vendas e o nível de confiabilidade e fidelidade com o cliente.

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