5 DICAS INFALÍVEIS PARA TORNAR AS SUAS VENDAS ESCALÁVEIS 🚀 | #103

Por que minhas vendas não são escaláveis?

Você com certeza já deve ter se perguntado isso em algum momento de sua vida. Todos nós nos perguntamos alguma hora. Mas não se preocupe! Existe uma solução para isso, e é exatamente sobre isso que vamos falar com você.

É fato que nem sempre as coisas acontecem como esperamos que aconteça. Mesmo criando planos, construindo processos bem estruturados e seguindo à risca tudo aquilo que desenvolvemos em nossos negócios, o mercado das vendas, como qualquer outro, é volátil. As coisas mudam. A vida se transforma e muitas das vezes somos pegos desprevenidos, se não estivermos verdadeiramente preparados, até mesmo para esses momentos inesperáveis.

Em alguns momentos de seu próprio processo, mesmo com tantas demandas, vendas e produtos… ainda assim parece que a sua empresa está empacada e não se desenvolve, não se torna escalável. E quando discutimos de forma teórica se algo é escalável ou não, o filósofo libanês, Nassim Nicholas Taleb, nos ajuda a entender melhor o que é e o que não é.

Por exemplo: o dentista, o taxista e o próprio vendedor são exemplos de profissões não escaláveis, pois nessas profissões, é necessário trabalhar mais para ganhar mais. Esses profissionais ganham pelo serviço e produto específico oferecido e pela quantidade de clientes atendidos. Eles precisam ficar constantemente presentes em seus trabalhos, recebendo de forma limitada sem ter muito bem para onde correr.

Já um autor ou um músico de sucesso podem escalar os seus ganhos. Seus produtos já estão em circulação e o custo e o tempo pessoal para que isso continue é mínimo. Eles não têm um horário específico, nem períodos específicos de trabalho.

Pensando dessa maneira, mesmo que a profissão do vendedor não seja considerada teoricamente escalável, não quer dizer que você não possa estruturar sua equipe de vendas para serem totalmente escaláveis.

Veja a seguir as nossas 5 dicas infalíveis para que você possa estruturar sua equipe de vendas para serem totalmente escaláveis:

 

1.   Esteja preparado para todos os cenários e não desanime

Isso pode soar meio contraditório, mas se prepare para situações que podem ser imprevisíveis. Ao estruturar sua equipe e seu processo de vendas, busque todos os cenários possíveis e impossíveis e tente estar preparado para todos eles. Veja o que aconteceu no passado, busque estudar o que aconteceu com outros, com seus concorrentes, e não desanime com a situação que estiver passando no momento presente.

Se você se preparar para o imprevisível, mesmo sem ter uma solução para a situação, você vai estar preparado para lidar com aquele novo cenário, e ainda aprender com ele. Nem sempre estamos preparados efetivamente, mas podemos entrar no campo de batalha de forma estratégica.

 

2.   Adote novas tecnologias

É necessário aceitarmos o novo, nos adaptarmos ao novo. A tecnologia se utilizada da maneira correta pode ser uma aliada poderosíssima em nosso processo de vendas. Esteja aberto a aprender com ela e tirar dela o maior proveito possível. Não deixe de se atualizar nunca. As novas tecnologias vêm para ajudar e nunca para atrapalhar. Você só precisa identificar a que melhor irá atender você e sua equipe.

 

3.   Qualifique e especialize sua equipe

Você e sua equipe precisam estar sempre em sintonia. Precisam ser treinados constantemente, já que, o universo de vendas está em constante mudança, assim como disse anteriormente. Você só pode estar preparado para algumas situações se compreender intrinsecamente aspectos básicos da profissão e das pessoas. Sim, você trabalha diretamente com pessoas, elas são um ponto muito importante para seu desenvolvimento e a escalabilidade de seus negócios. Não só os clientes como seus próprios colaboradores. Profissionais bem instruídos têm resultados melhores.

 

4.   Conecte a sua equipe de marketing com a de vendas

Hoje em dia no mundo de informações e rapidez que vivemos, é extremamente necessário ter a sua equipe de marketing alinhada com a equipe de vendas. Muitas etapas do funil de vendas são realizadas justamente pela equipe de Marketing, então é compreensível que ambos os times conheçam exatamente todo o processo e busquem trabalhar de forma conjunta. A comunicação entre esses dois pontos precisa ser forte e sem nenhum ruído. Engana-se quem ainda acredita que marketing não é relevante para as vendas.

 

5.   Construa um processo de vendas bem estruturado

Para te ajudar a construir um processo de vendas muito bem estruturado a Aceleração de Vendas tem a solução!

Nossa equipe está constantemente se atualizando e se preparando para oferecer o melhor atendimento. Com uma alta capacidade analítica, personalizamos o seu processo comercial de acordo com as suas necessidades. Não seguimos regras pré-estabelecidas e desenvolvemos o método com a cara da sua marca.

 

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