Por que mapeamos o Perfil Comportamental do nosso time?
Como tudo à nossa volta, o universo corporativo recebeu mudanças significativas em sua esfera. Por esse motivo, houve a necessidade de se reconfigurar, buscando se adequar aos novos desafios apresentados, utilizando e desenvolvendo novas estratégias de organização e gestão tanto para a empresa, como para seus colaboradores.
Para garantir um lugar de destaque nessa nova ordem mundial, as empresas têm investido cada vez mais em pessoas, passando então a trabalhar em projetos que apresentam não somente o conhecimento técnico necessário, mas também pensando de forma estratégica nas competências comportamentais que cada funcionário apresenta para aplicá-las na prática.
Introduzida pelo psicólogo William Marston em 1928 no seu livro “Emotions of Normal People”, a Metodologia DISC de Análise de Perfil Comportamental – criada para avaliar e medir o comportamento das pessoas – tem sido utilizada no mundo todo. Desenvolvida a partir da pesquisa realizada por Marston que, em conjunto com exército americano, buscou entender o motivo pelo qual os soldados realizavam a mesma ordem recebida dos superiores de maneiras completamente diferentes.
Assim como os Gregos Hipócrates e Carl Jung, Marston divide as características comportamentais em quatro grandes perfis. São eles: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade, que iremos chamar aqui de Executor, Comunicador, Planejador e Analista respectivamente. Contudo, diferente dos outros, Marston percebeu que as pessoas apresentam características dos quatro perfis, podendo expressar assim um ou mais perfis, ou até mesmo mudar com o passar do tempo.
Cada perfil tem sua maneira de perceber o mundo a sua volta. Quando falamos de um perfil executor, percebemos características de proatividade, tendo o meio como um ambiente hostil e antagônico, focando dessa forma muito mais na execução do que nas pessoas. Já o perfil comunicador tem o meio a seu favor, também apresentando características de proatividade, focando principalmente na construção de relacionamentos com as pessoas à sua volta. O perfil do planejador tem características mais serenas, e percebe o meio como algo favorável, ou seja, o planejador ama estar com as pessoas, mas ele prefere que tudo esteja organizado e funcionando de acordo com o plano. O perfil analista tem características passivas, o que pode parecer até mesmo rude, mas essa não é bem a verdade, ele percebe o meio como um grande antagonista.
Considerando isso, há aqueles que são mais produtivos sob pressão e em conjunto com outras pessoas, enquanto outros preferem fazer tudo antecipadamente, de forma a planejar os mínimos detalhes e principalmente com paciência e cautela. Há pessoas que não entendem de imediato um feedback dado sem os devidos cuidados, enquanto outras conseguem digerir aquilo com muito mais facilidade. Sendo assim, para cada perfil comportamental encontrado no seu time, é preciso saber lidar da forma mais adequada para extrair o seu melhor, o seu máximo potencial.
O perfil comportamental estrutura uma parcela da personalidade de todo aquele que está diante de uma determinada situação. No meio corporativo, essa é a maneira de identificar, entender e perceber quais serão suas reações frente a cenários. É importante que a empresa realize o mapeamento dos perfis comportamentais de seus colaboradores, afinal de contas, estão lidando com pessoas e cada uma delas têm experiências de vida completamente divergentes. Essas experiências, muitas das vezes interferem significativamente na maneira que o trabalhador lida com suas atividades e com as demais situações, sejam elas positivas ou não.
A verdade é que diversos fatores podem influenciar na personalidade de alguém, e é exatamente por isso que é extremamente importante que todas essas diferenças sejam respeitadas em todas as áreas de nossas vidas, inclusive no meio profissional. A fim de que o equilíbrio e, principalmente, o respeito façam parte das trocas entre todos os profissionais de uma empresa.
Obrigada por ler até aqui. Até a próxima!
Fique por dentro
das novidades
das novidades
Nada de spam por aqui! Muitas notícias, insights, informações e conhecimentos compartilhados sobre o munda das vendas.