Pensamento crítico e análise

Escrito por Daniela Santos
 

Até o momento, abordamos três competências que no futuro vão se tornar imprescindíveis para que você mantenha seu lugar no mercado de trabalho, este que vem mudando cada vez mais rápido. Esta semana apresentaremos mais uma característica, que funciona como duas em uma só, a do pensamento crítico e a de análise.

Essa nova competência pode parecer meio repetitiva, pois anteriormente já falamos sobre o pensamento analítico, mas ela vem para reforçar a importância que tem em manter um raciocínio lógico e analítico para lidar com as soluções do dia a dia.

 

Quando falamos em pensamento crítico entendemos que ele potencializa a capacidade que cada um tem de resolver problemas de uma maneira assertiva, isto é identificar quais as fraquezas e forças das soluções alternativas, abordagens ou conclusões para o conflito em questão.

No entanto, quando falamos da análise entendemos que ela é a capacidade de monitorar e avaliar performances, seja individualmente ou em grupos e organizações, pois são elas que promovem melhorias e correções. Ou seja, neste contexto, um analista tem o papel de trazer métricas e indicadores que te ajudem a acompanhar o processo, entendendo se você e sua equipe estão próximos de bater as metas ou não.

Como já comentamos antes, para que as competências do futuro realmente sejam úteis, elas precisam ser colocadas em prática, precisam trazer resultados e ter uma boa aplicabilidade. Para isso, você e sua equipe devem se perguntar: “identificamos bem o problema ou ponto de melhoria?”, “sabemos qual o melhor processo para seguir?” e ainda, “minha equipe está no ritmo adequado para que os problemas sejam resolvidos e a meta batida?”.

Fique por dentro
das novidades

    Nada de spam por aqui! Muitas notícias, insights, informações e conhecimentos compartilhados sobre o munda das vendas.