Soluções de problemas complexos
Escrito por Daniela Santos
Solucionar problemas complexos com precisão e rapidez é uma tarefa difícil para você?
Se sim, este texto vai te ajudar a pensar melhor sobre quatro pontos que sua equipe poderá colocar em prática para implementar soluções mais eficazes. Essas são competências que serão exigidas cada vez mais no futuro.
Primeiro ponto:
Identificar problemas
Muitas vezes, por diversos fatores, quando estamos diante de um problema não conseguimos visualizar as coisas com clareza, por isso somos pouco eficazes em encontrar uma solução.
Isso porque, com frequência, no calor do momento ficamos tão presos naquele instante em que a confusão se instaurou que acabamos por confundir os sintomas com o problema de fato.
Para melhor entender, um exemplo: Pedro está em sua casa. De repente, ele começa a sentir bastante sede. Qual é o problema de Pedro?
Talvez em um primeiro momento pensamos: “Ah, o problema dele é que ele está com sede”. Mas, na verdade, a sede é um sintoma, pois a sua solução não está diretamente ligada a ela em si. Ou seja, não tem como dizer que a solução do Pedro é passar a sentir menos sede.
Uma vez que os sintomas são bem avaliados, nós conseguimos entender o problema melhor, e a partir daí você será capaz de propor uma solução assertiva.
Segundo e terceiro ponto:
Revisar o problema, avaliar e desenvolver alternativas
Revisar as informações do problema é uma parte importante do caminho que você vai percorrer para chegar a uma boa solução. Uma maneira de revisar isso é realizar as seguintes perguntas: “Por que o problema está acontecendo?”, “Quem mais sofre com ele?”, “Existem mais sintomas relacionados a esse problema?”.
Após realizar estas perguntas sua equipe consegue começar a avaliar e desenvolver alternativas para o problema, já que ele foi conhecido com profundidade.
Quarto Ponto:
Implementar soluções
Uma vez que sua equipe já pensou em diversas hipóteses do porquê o seu problema ocorreu, este é o momento de colocar a alternativa mais viável em prática para que você chegue no desfecho esperado.
Ao aplicar estes quatro pontos, atentando-se ao processo inteiro, além de você criar uma boa metodologia de resolução de situações adversas, sua equipe também vai ser capaz de medir sintomas e problemas com precisão para encontrar a solução mais prática.
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