Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem

Escrito por Daniela Santos

Se você acompanhou nossos conteúdos anteiormente, com certeza já escutou o termo “andragogia”.

 

Mas, caso você não se lembre do que se trata, fica tranquilo! Nós vamos te explicar, já que ele tem total relação com o tema desta semana.

 

A andragogia é o nome dado quando nos referimos à educação de pessoas adultas. Ela acontece de um modo diferente do que com crianças e jovens, por exemplo. Esta forma de ensino tem como objetivo trabalhar através da motivação e do autoconhecimento. E é com este tipo de metodologia que aplicamos nossos treinamentos e módulos.

Estamos falando sobre métodos de estudo, porque o tema desta semana é Aprendizagem ativa e Estratégias de aprendizagem. Mas como entendemos estes dois conceitos?

 

A aprendizagem ativa é aquela que vai muito além de aprender novos conteúdos, de modo que também tenham aplicações práticas. Ou seja, ao final do dia é aquele novo conceito ou técnica que você realmente consegue aplicar.

Já as estratégias de aprendizagem estão ligadas aos métodos e procedimentos que você utiliza para estudar, levando em conta que o conhecimento deve estar exposto, organizado e tangível da melhor forma possível.

 

Estes itens são importantes para a qualificação do profissional do futuro, porque além de facilitar seu ciclo de aprendizagem, eles vão te ajudar a se tornar o protagonista deste ciclo. Portanto, é preciso identificar se as suas áreas de interesse de estudo, de alguma maneira, estão alinhadas com o seu dia a dia no trabalho e até mesmo com os seus desejos pessoais.

 

As quatro perguntas a seguir podem te ajudar a trabalhar sua aprendizagem ativa e suas estratégias:

  • Este campo de estudo é atrativo para mim?
  • Este campo de estudo é relevante para a organização onde trabalho, ou no mercado onde desejo me inserir no futuro?
  • Qual a melhor maneira de se aprender este conteúdo? (Universidade? EaD ou presencial? Através de pesquisa na internet? Através de uma mentoria? Praticando até alcançar um bom desempenho? Uma combinação destes fatores? Etc)
  • Como posso colocar este conhecimento adquirido em prática de modo efetivo na organização?
Fique por dentro
das novidades

    Nada de spam por aqui! Muitas notícias, insights, informações e conhecimentos compartilhados sobre o munda das vendas.