Os 12 arquétipos e as empresas

Olá, tudo bem?
Vou colocar algumas situações aqui e quero que você pense se alguma vez já desejou alguma delas. Combinado?
Já teve vontade de pertencer a algum grupo?
Quis ser independente ou conseguir autorrealização?
Desejou obter estabilidade e/ou controle?
Pensou em contar com uma grande habilidade ou correr riscos?
Pois é. Com certeza você já desejou algo dentro destes 4 pontos.
Carl Gustav Jung (1875-1961), psiquiatra suíço, criador da psicologia analítica e fervoroso estudioso dos comportamentos humanos, foi um grande difusor do conceito dos arquétipos.
Antes de continuar a leitura, saiba que a gente preparou um podcast especial sobre esse tema com o especialista Anderson Siqueira, da Consense. Clique aqui e ouça agora.
Os arquétipos são conjuntos de características, símbolos e padrões que existem no inconsciente coletivo desde que nos entendemos por sociedade. Segundo Jung, todos nós temos alguns desses conjuntos fixados em nosso imaginário desde que somos crianças.
E o objetivo deste artigo é falar dos arquétipos, mas com o foco nas empresas. Afinal, qual é o conjunto de características que a sua empresa representa?
Sabe os 4 pontos do desejo que apresentei acima? Então, dentro deles existem 12 arquétipos:
Os 3 primeiros podem ser inseridos na categoria da Maestria/Risco. Os participantes desse grupo querem ser lembrados por seus feitos.
1 – O Herói
Lema: “Onde há a vontade, há um caminho!”
Exemplo: Nike, Aceleração de Vendas
2 – O Fora da Lei
Lema: “As regras foram feitas para serem quebradas.”
Exemplo: Harley Davidson, Tesla, Virgin
3 – O Mago
Lema: “Tudo pode acontecer.”
Exemplo: Mastercard, Red Bull
A seguir, os 3 arquétipos que pertecem ao grupo da Independência e Autorrealização. Os participantes sentem em comum um grande desejo de buscar o conhecimento, um encontro com o “eu” interno.
4 – O Inocente
Lema: Somos livres para sermos nós mesmos.”
Exemplo: Johnsons, Dove
5 – O Explorador
Lema: “Não levante cercas em meu entorno.”
Exemplo: Levis, Heineken, The North Face
6 – O Sábio
Lema: “A verdade liberta.”
Exemplo: Discovery Channel, Audi
Vamos observar os participantes que desejam pertencer a um grupo e fazer parte de algo.
7 – O Bobo da Corte
Lema: “Se eu não posso dançar, não quero fazer parte da sua Revolução.”
Exemplo: Mc Donald’s
8 – A Pessoa Comum
Lema: “Todos os homens e mulheres são criados igualmente.”
Exemplo: Brahma, Hering
9 – O Amante
Lema: “Só tenho olhos para você.”
Exemplo: Chanel
Por fim, o grupo que é composto pelos que buscam a estabilidade e o controle.
10 – O Criador
Lema: “Se pode ser imaginado, pode ser criado.”
Exemplo: Disney, Lego, Apple
11 – O Prestativo
Lema: “Ama o próximo como a ti mesmo.”
Exemplo: Buscapé, Trivago, Decolar
12 – O Governante
Lema: “O Poder não é tudo, mas é o que importa.”
Exemplo: Porto Seguro, BMW
Gostou deste conteúdo?
Ouça nosso podcast onde falamos com mais profundidade com o especialista Anderson Siqueira, da Consense.
Nos encontramos no próximo artigo, ou nas redes sociais.
Felipe Chaya
Fique por dentro
das novidades
das novidades

Nada de spam por aqui! Muitas notícias, insights, informações e conhecimentos compartilhados sobre o munda das vendas.