Os 12 arquétipos e as empresas
![](https://aceleracaodevendas.com.br/wp-content/uploads/2021/05/unnamed-3.png)
Olá, tudo bem?
Vou colocar algumas situações aqui e quero que você pense se alguma vez já desejou alguma delas. Combinado?
Já teve vontade de pertencer a algum grupo?
Quis ser independente ou conseguir autorrealização?
Desejou obter estabilidade e/ou controle?
Pensou em contar com uma grande habilidade ou correr riscos?
Pois é. Com certeza você já desejou algo dentro destes 4 pontos.
Carl Gustav Jung (1875-1961), psiquiatra suíço, criador da psicologia analítica e fervoroso estudioso dos comportamentos humanos, foi um grande difusor do conceito dos arquétipos.
Antes de continuar a leitura, saiba que a gente preparou um podcast especial sobre esse tema com o especialista Anderson Siqueira, da Consense. Clique aqui e ouça agora.
Os arquétipos são conjuntos de características, símbolos e padrões que existem no inconsciente coletivo desde que nos entendemos por sociedade. Segundo Jung, todos nós temos alguns desses conjuntos fixados em nosso imaginário desde que somos crianças.
E o objetivo deste artigo é falar dos arquétipos, mas com o foco nas empresas. Afinal, qual é o conjunto de características que a sua empresa representa?
Sabe os 4 pontos do desejo que apresentei acima? Então, dentro deles existem 12 arquétipos:
Os 3 primeiros podem ser inseridos na categoria da Maestria/Risco. Os participantes desse grupo querem ser lembrados por seus feitos.
1 – O Herói
Lema: “Onde há a vontade, há um caminho!”
Exemplo: Nike, Aceleração de Vendas
2 – O Fora da Lei
Lema: “As regras foram feitas para serem quebradas.”
Exemplo: Harley Davidson, Tesla, Virgin
3 – O Mago
Lema: “Tudo pode acontecer.”
Exemplo: Mastercard, Red Bull
A seguir, os 3 arquétipos que pertecem ao grupo da Independência e Autorrealização. Os participantes sentem em comum um grande desejo de buscar o conhecimento, um encontro com o “eu” interno.
4 – O Inocente
Lema: Somos livres para sermos nós mesmos.”
Exemplo: Johnsons, Dove
5 – O Explorador
Lema: “Não levante cercas em meu entorno.”
Exemplo: Levis, Heineken, The North Face
6 – O Sábio
Lema: “A verdade liberta.”
Exemplo: Discovery Channel, Audi
Vamos observar os participantes que desejam pertencer a um grupo e fazer parte de algo.
7 – O Bobo da Corte
Lema: “Se eu não posso dançar, não quero fazer parte da sua Revolução.”
Exemplo: Mc Donald’s
8 – A Pessoa Comum
Lema: “Todos os homens e mulheres são criados igualmente.”
Exemplo: Brahma, Hering
9 – O Amante
Lema: “Só tenho olhos para você.”
Exemplo: Chanel
Por fim, o grupo que é composto pelos que buscam a estabilidade e o controle.
10 – O Criador
Lema: “Se pode ser imaginado, pode ser criado.”
Exemplo: Disney, Lego, Apple
11 – O Prestativo
Lema: “Ama o próximo como a ti mesmo.”
Exemplo: Buscapé, Trivago, Decolar
12 – O Governante
Lema: “O Poder não é tudo, mas é o que importa.”
Exemplo: Porto Seguro, BMW
Gostou deste conteúdo?
Ouça nosso podcast onde falamos com mais profundidade com o especialista Anderson Siqueira, da Consense.
Nos encontramos no próximo artigo, ou nas redes sociais.
Felipe Chaya
Fique por dentro
das novidades
das novidades
![](https://aceleracaodevendas.com.br/wp-content/uploads/2021/03/seta-direita.png)
Nada de spam por aqui! Muitas notícias, insights, informações e conhecimentos compartilhados sobre o munda das vendas.