Você está utilizando o Whatsapp da forma errada

Olá, tudo bem?

Abro o espaço de leitura de hoje para o Felipe Chaya, consultor associado aqui da Aceleração de Vendas.

Ele escreveu um artigo de algo que você com certeza já utilizou hoje, o Whatsapp, com algumas dicas práticas e super úteis, a sétima é a minha preferida.

Boa leitura!

Marcelo Scharra

Em 2009, Jan Koum, um jovem ucraniano, após ser recusado pelo Facebook resolveu criar um aplicativo que revolucionaria a forma de contato entre as pessoas, nascia o Whatsapp.

Imagine o seguinte cenário, em 2035 você tendo que contar para um jovem de 15 anos como era o mundo sem o Whatsapp, ou qualquer ferramenta que o substitua até lá.

Com mais de 2 bilhões de usuários espalhados pelo mundo, 120 milhões são brasileiros e o Whatsapp está instalado em 99% dos celulares no Brasil.

Não podemos negar que ele faz parte da nossa rotina e você deve se lembrar das poucas vezes em que a plataforma foi bloqueada no Brasil e o caos que foi.

Nós, vendedores, sabemos muito bem da importância desse aplicativo em nossas vidas, te desafio a lembrar da última transação que você realizou sem ter utilizado o Whatsapp, aliás, se lembrar me conta nos comentários deste artigo ou me responda o e-mail, pois estou curioso.

Podemos afirmar que o Whatsapp faz parte das ferramentas de vendas de qualquer vendedor, correto? Mas, e se eu te dissesse que está utilizando o whatsapp de forma errada?

Me permita um parágrafo breve, porém teórico.

Existe a comunicação síncrona, como o telefone por exemplo, você fala alguma coisa e espera a resposta imediata do outro lado e existe a comunicação assíncrona, como um e-mail, você envia uma mensagem com título, saudação, assunto, possíveis soluções e eventuais arquivos, depois disso você espera uma resposta do que foi apresentado na mensagem, correto?

Pois bem, o Whatsapp deve ser utilizado como um meio de comunicação assíncrono, ou seja, nada de mandar somente “Olá, tudo bem?” e aguardar a resposta do outro lado.

As pessoas hoje utilizam o Whatsapp da mesma forma que utilizavam o e-mail antigamente, deixado de lado por conta do alto número de mensagens indesejadas. Hoje a maior preocupação do Facebook, proprietário do aplicativo, é evitar que a ferramenta seja invadida por mensagens de spam.

Já que você utiliza este aplicativo para vender, vou apresentar 7 dicas para que você vire uma máquina de relacionamento e vendas com o seu Whatsapp.

1 – Seja eficiente

O Whatsapp é uma comunicação híbrida, num primeiro momento é assíncrona e depois síncrona. Sempre que for enviar a primeira mensagem considere que está redigindo um e-mail, o texto deve ter começo, meio e fim e você deve apontar quais as respostas podem ser necessárias, tornando a comunicação eficiente.

2 – A mensagem é o que o outro lado entende

Uma mensagem deve ser clara e objetiva, antes de enviar verifique se o corretor do seu celular não está te pregando uma peça ou se o texto contém erros que possam prejudicar o entendimento, talvez o seu cliente não se sinta à vontade para responder com “Não entendi o que você falou” e nesse momento você acabou de perder a venda.

Leia a sua frase e verifique se ela faz sentido, utilize vírgula, pontuação adequada, acentos e pule uma linha entre cada frases, isso torna a leitura mais clara. Cuidado com textos os em fonte maiúscula, PODE PARECER QUE ESTÁ GRITANDO!

Caso queira destacar algum conteúdo utilize o recurso dos asteriscos, supondo que queira escrever a seguinte frase:

“Eu separei algumas características do produto X que fazem sentido de acordo com a última reunião que fizemos: Permite personalização, apenas 3 versões e sincroniza com todos os dispositivos”.

Supondo que você queira destacar algumas palavras o texto ficaria assim:

“Eu separei algumas características do produto X que fazem sentido de acordo com a última reunião que fizemos: Permite personalização, apenas 3 versões e sincroniza com todos os dispositivos“.

Para conseguir este efeito negrito no whatsapp basta inserir um * antes e depois das palavras/frases que deseja destacar. Pegue o seu celular agora e faça o teste:

  • *produto X*
  • *personalização*
  • *3 versões*
  • *todos os dispositivos*

É um recurso que poderá dar destaque e profissionalismo aos seus textos.

3 – Cuidado com os áudios

Um áudio deve servir primordialmente como uma ferramenta de explicação. Nem pense em mandar áudios maiores que 1 minuto e não faça perguntas no meio de um áudio, apenas explique e se possível um assunto por áudio.

O envio de áudio só deve acontecer se você receber um primeiro, como uma espécie de autorização ou depois de perguntar se tudo bem utilizar essa forma de comunicação (áudio), afinal você não sabe se o seu cliente poderá ouvi-lo naquele momento.

4 – Informações de contato

Se utiliza esta ferramenta para fins comerciais deve se atentar aos detalhes como: 

  • Foto de perfil
  • Descrição 
  • Recado. 

Nada de fotos que possam prejudicar a sua imagem. Os 25 caracteres disponíveis para o seu nome é o texto que aparecerá quando você enviar uma mensagem para quem não tem o seu contato salvo. Pense nisso!

5 – Lista de transmissão

Crie uma lista de transmissão para enviar a mesma mensagem a múltiplos contatos sem que eles saibam que está mandando para várias pessoas.

O erro clássico que acontece aqui é você escrever a mensagem direcionada às pessoas, por exemplo “Olá pessoal, estou mandando essa mensagem para você para apresentar uma proposta xyz…”, a pessoa que receber essa mensagem saberá que não existe exclusividade e que ela é apenas mais uma na sua lista.

Envie a mensagem como se estivesse falando diretamente com uma pessoa específica, mas tome cuidado e deixe a sua mensagem genérica tanto para homem como para mulher.

6 – Se precisar, ligue!

Não se esqueça que o whatsapp está instalado em um telefone celular e ele ainda (rs) serve para fazer ligações. Tenha a percepção para saber os momentos em que uma ligação é necessária.

7 – Lembretes

Sabia que o Whatsapp pode servir como um banco de anotações suas? Para fazer isso siga estes passos:

  • Crie um grupo chamado “Lembretes” com alguma pessoa, se possível algum conhecido.
  • Na lista de conversas selecione para este grupo a opção “fixar conversa” 
  • Exclua a pessoa que você adicionou e insira uma foto sua no perfil do grupo.

Pronto, esse grupo chamado “Lembrete” será sempre o primeiro a aparecer e poderá enviar mensagens, arquivos ou links sempre que precisar colocá-los em um local de fácil acesso para você mesmo..

Periodicamente visite o grupo e exclua as mensagens que foram resolvidas para manter a organização.

Essas foram as 7 dicas que farão você evoluir no relacionamento com seus clientes e por consequência aumentar o seu poder de vendas.

Eu poderia citar o Whatsapp Business, mas este será o tema para outro momento.

Assim como Jan Koum fez, não desperdice o potencial das coisas simples e pequenas, ele criou “apenas” um app de mensagens.

Boas Vendas!

Felipe Chaya

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