Quanto mais treinado você está menos treinável você é!

Não entendeu? Então me acompanha nessa leitura!

Se você é um vendedor de alta performance, esforce-se, pois para você evoluir terá que gastar muito mais energia do que aquele que ainda ocupa as faixas de performance inferiores.

Isso fica ainda mais claro de acordo com quanto mais experiência você possuir nesta função. Algo que você deve concordar comigo é que pessoas no início de carreira evoluem com menos conteúdo e esforço pois estão mais próximas ao início, à linha de base.

Antes de continuar neste tema quero fazer uma pausa para você que está se julgando pouco treinável, ou que não acredita muito no treinamento pois já possui muitos anos de estrada em vendas. Atenção! Não confunda performance com tempo de carreira, ou seja, estar muito tempo na estrada não é garantia de sucesso, ok? Com certeza ajuda, mas não faz milagre, certo?
Podemos seguir?

Veja, estou com 41 anos de idade e desde que me entendo por gente, perto dos 5 anos, eu jogo bola. São 35 anos jogando bola e eu nunca fui e continuo não sendo o primeiro a ser escolhido na divisão de times. Você poderia pensar que isso é algo triste, correto? Não, não é, isso é apenas a realidade, fria e dura.

Nos treinamentos, quando alguns vendedores querem mostrar que são bons de vendas usando seus anos de experiência eu me pergunto se depois de 36 anos praticando a mesma coisa e não me tornei um ótimo jogador, porque será que os 20 ou 30 anos de vendas podem, isoladamente, credenciar alguém a ser um vendedor de alta performance?

Pois é, a reflexão que faço é a de que o tempo é somente um dos fatores de sucesso; ainda dentro do exemplo do futebol, vale lembrar que o Pelé já dava seu show com apenas 17 anos de idade e quase nenhuma experiência acumulada de carreira.

Feito esta ressalva, espero que não confunda sua “treinabilidade” com seu tempo de experiência.

Voltando ao ponto, a questão é que quanto maior for o nível em que você se encontrar, mais difícil será para chegar ao próximo estágio de evolução.Me permitam ilustrar meu pensamento com outro exemplo, agora o do atletismo, mais precisamente com as maratonas. Maratonistas amadores tem 2 grandes marcos, realizar os 42km da prova em menos de 4 horas para alguns e os mais treinados em menos de 3 horas.

Um corredor que completa a prova em 4 horas e 15 minutos, com um pouco de treino e dedicação consegue romper a marca desejada e finalizar o próximo desafio em 3 horas e 59 minutos, ou seja, conseguiu baixar 16 minutos.

Agora vamos aos maratonistas mais treinados e que querem romper a barreira das 3 horas nos 42km; supondo que este corredor realizou a prova em 3 horas e 5 minutos, para seu próximo desafio terá que ralar muito, mas muito mais para conseguir evoluir e ganhar esses 6 minutos.

Enquanto o primeiro corredor conseguiu com alguma facilidade treinar para ganhar 16 minutos, o segundo teve que fazer um esforço exponencialmente maior para conquistar apenas 6 minutos. A conclusão é que quanto mais treinado você estiver, maior será o seu esforço para evoluir.

Para vendedores que possuem alta performance é cada vez mais difícil evoluir, se manter atualizados e superar seus resultados anteriores.

Costumo dizer que o primeiro passo para a gente evoluir é conhecer os nossos limites, explorar o espaço que nos tira do conforto.

Vou propor um desafio e espero que aceite! Faça uma reflexão sincera sobre onde você está agora, não do ponto de vista do tempo na mesma função, veja bem, tem muito profissional com 20 anos na mesma função e que parou no tempo já tem 10 anos, ou seja, 10 anos sem evoluir. Conseguiu se enxergar?

Tome consciência de seus limites e depois dos seus desafios, um a um, caso a caso, superando seu orgulho de eventualmente se deparar com quem você achava que era e, caso isso tenha acontecido, não se assuste, isso não significa que nunca será a pessoa que você achava ser.

Ficou confuso né? Verdade, nunca foi fácil refletir sobre nós mesmos e nos descobrirmos.

A boa notícia é que só depende de você!Vai lá e faz e mostre a você mesmo quem você é!
Sucesso!
#vendaswow
#foguetenãotemré
Marcelo Scharra.
Fique por dentro
das novidades

    Nada de spam por aqui! Muitas notícias, insights, informações e conhecimentos compartilhados sobre o munda das vendas.