A Diferença entre ensino, aprendizagem, treino e execução para times de vendas

 Tenho realizado treinamento para os mais diversos públicos de vendas. Equipes jovens e experientes. Indústrias de base, automotivas., empresas de facilities, softwares. Treinamos recentemente grandes times de varejo e sempre observando que existe ainda baixo entendimento sobre a diferença entre ensinar, aprender, treinar e executar.

Com frequência sou chamado para treinamentos e workshops de 4 ou 8 horas e é comum os contratantes perguntarem: Você garante que irá dar resultado? Meu time vai vender mais? A minha resposta é sempre a mesma: Depende.Irá se esta atividade estiver dentro de uma jornada de conhecimento contínua, se 4 ou 8 horas for todo o treinamento que o time terá em um ano acredito que não.

Irá gerar resultado se os gerentes estiverem alinhados com o tema do treinamento e puderem não só participar, mas sustentar o aprendizado durante os dias pós treinamento.

Irá gerar resultado se o treinamento tiver aderência com o seu dia a dia, por isso faço questão de customizar nossos treinamentos e conversar com integrantes do time, para aproximar ao máximo o aprendizado, por outro lado se for descolado do dia a dia do time não gerará interesse e o esforço para conectar a teoria com a prática poderá prejudicar muito o resultado.Irá gerar resultado se houver o mínimo de interesse dos participantes e o time treinado estiver envolvido na construção do conhecimento, caso contrário não há.

Gosto de ressaltar que existe grande diferença entre ensinar, aprender, treinar e executar.

A didática é importante e o conteúdo é relevante, mas deve existir interesse e pré-disposição dos treinandos para que eles absorvam o conhecimento, porém absorver conhecimento só não é suficiente. Imagine que seu personal trainer lhe ensine qual a forma ideal de se fazer abdominal e que você por iniciativa própria leia alguns livros complementares e domine a técnica de executá-los, seu abdômen não será “trincado” se você não treinar.

O treino é importante e ele sim gera resultado e garante o aprendizado, por isso times de futebol treinam 5 dias na semana e jogam apenas 2. Agora, mesmo alguém ensinando, os alunos se empenhando em aprender e treinando, isso ainda não garante o sucesso no jogo, é preciso executar e incluir o aprendizado na rotina.Fica aqui então meu convite a reflexão àqueles que promovem treinamento de vendas, que propiciam bons conteúdos, ambientes propícios, mas que principalmente os suportem nos treinamentos em suas rotinas e os encorajem a ensinar e aprender em todas as situações.

Conteúdo Externo:
A Diferença entre Ensino, aprendizagem, treino e execução para times de vendas. Para assistir, clique aqui
Até a próxima!
#foguetenãotemré
Marcelo Scharra.
Fique por dentro
das novidades

    Nada de spam por aqui! Muitas notícias, insights, informações e conhecimentos compartilhados sobre o munda das vendas.