10 anos não são 10 dias

O que eu aprendi na jornada do Empreendedorismo e Vendas nestes 10 anos de empresa?

O artigo de hoje foi escrito em homenagem aos dez anos da Inside Business Design, empresa que fundei em 27 de janeiro de 2010.

Ao todo já fui sócio em 11 CNPJ’s. Fundei algumas e participei de outras, dentre as mais diversas atividades, já tive empresas de eventos, tecnologia, produção de foto e vídeo, consultoria para o terceiro setor entre outras.

Gosto da frase que diz que a “Natureza não dá saltos”. As coisas levam tempo para acontecer, mesmo delirando, somos sempre lembrados deste fato quando o planejado não acontece. E isso serve para empresas, para vendas e para carreira.

Desde 2010 a proposta sempre foi fazer as empresas crescerem, apesar desta sempre ter sido a minha missão, apenas agora, 10 anos depois é que ela está clara e límpida para mim e para a Inside Business inside, e olha que por diversas vezes eu desejei que esta resposta acontecesse em apenas 10 dias. Hoje falo com orgulho do novo braço criado para tracionar o crescimento de nossos clientes por meio do novo braço que criamos, a Aceleração de Vendas.

No início atendemos empresas de pequeno e médio porte oferecendo consultoria nas 4 grandes áreas da Administração, Finanças, Recursos Humanos, Marketing e Produção.

Não posso dizer que demorou muito, posso dizer que demorou o tempo necessário, aproximadamente 6 anos, para nos reconhecermos como um grande pato, que não nada, não corre e nem voa direito, faz tudo mais ou menos, mas que mesmo assim sempre tem seu valor.Como qualquer coisa, empresa, indústria, organização social, igreja ou prédios, nada existe sem uma visão ou um visionário.

Quando fundei a Inside sempre pensei grande, o que muitas vezes, mas muitas mesmo, foi um grande erro. Quem pensa muito grande está sempre olhando pro horizonte a frente, pensando macro e isso deixa nossa visão turva e dificulta nossa percepção de que grandes distâncias são percorrida por pequenos passos.

Já tropecei muito! : )

Por outro lado a visão de longo prazo é o que sustenta o progresso e a inovação. No início deste ano fui questionado pelo meu sócio Gilberto Abuhassan para onde estávamos indo. Foi uma pergunta difícil.

Onde estaremos daqui 10 anos? Qual nosso propósito? Por que existimos?

Para responder esta pergunta fiz o que poucas vezes tinha feito e fui buscar a Visão, Missão e Valores da Inside escrito há 5 anos, colada em todas as mesas da empresa. Ao pegar o papel com as descrições, formulei uma hipótese para validação:

Vamos ver se o que escrevemos há 5 anos é verdadeiro a partir de depoimento de clientes e de projetos que já executamos, e mais do que isso, se ainda está alinhado com nossos projetos e futuro para os próximos 5 anos. Se a afirmação fosse verdadeira eu já teria a resposta.Bingo!

As evidências nos mostraram que estávamos cumprindo nossa missão de:

“Identificar e compreender os reais interesses dos líderes e suas organizações, desenhando estratégias viáveis e sustentando a eficiência na execução.” 

Para validar lembramos do Case 1. Leia no final:

Depois fomos checar a Visão
“Ser reconhecida como uma Consultoria de ótimos estrategistas e extraordinários executores.”

Também validamos com sucesso. Case 2. Leia no final:

Repassamos nossos valores e todos eles se mantêm; íntegros e dentro de nossos princípios.

A fidelidade aos seus valores e a certeza de saber qual a direção, mesmo sem ter precisão do destino final, somado a consistência, persistência e resiliência  são os atributos necessários para que qualquer jornada se concretize.Hoje atendemos clientes de grande porte, multinacionais e empresas dos mais diversos segmentos, ou seja, exatamente aquele objetivo que traçamos 10 anos antes.

Não foi como esperávamos. Ainda bem! Muitas vezes não ter o que se deseja é um grande ganho.Hoje temos ainda enormes desafios, mas agora conscientes de nossa missão e de nosso potencial enquanto empresa e propósito, livres de paradigmas e crenças limitantes que por vezes abafaram o nosso potencial.

E você? Onde estava 5 ou 10 anos atrás?Ee o que espera para os próximos 5 ou 10?

Compartilha comigo! Como diria o poeta: Sonho que se sonha só é apenas um sonho só. Sonho que se sonha junto é realidade.

Muito Sucesso!

Cases de Validação (Por questões de confidencialidade ocultarei os nomes de pessoas e empresas).

Validação de Missão – Case 1

Atendemos uma grande empresa com objetivo de treinar por meio de um Workshop cerca de 100 executivos de vendas. Não nos preocupamos apenas em transferir o conhecimento solicitado, mas em identificar e compreender os reais interesses da convenção. Desenhamos um projeto específico de 8 horas e no final, além do treinamento, geramos uma mudança na forma de pensar do time e indiretamente (de maneira planejada) construímos os temas de desdobramento da estratégia em táticos e operacionais, gerando conteúdo para o trabalho no resto do ano. Este ano voltamos para realizar um trabalho mais complexo e ajudar a empresa a continuar evoluindo.

Validação de Visão
Outro caso interessante que nos ajudou a validar nossa missão foi a realização de um trabalho entrevistando e mapeando, junto ao time operacional de uma empresa, o potencial de mercado dentro de sua carteira, uma vez que o trabalho proposto era de mudança de mindset, mas o objetivo era vender mais. De maneira estratégica desdobramos a atividade e em menos de 1 mês de trabalho pudemos apontar que existia um potencial de triplicar o faturamento de 2 bilhões de reais, sem nenhum novo cliente. Até hoje somos reconhecidos por isso. Diversos profissionais que estiveram conosco nesta oportunidade, e mudaram de empresa, frequentemente nos convidam para atuar junto aos novos desafios.

Sendo assim, somos então reconhecidos como ótimos estrategistas e extraordinários executores.
Até a próxima!
#foguetenãotemré
Marcelo Scharra.
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