o dom de vender

O meu lado da moeda sobre o dom de vender 

Vendas, para nós brasileiros, sempre esteve e ainda está muito atrelada a um Dom Divino – ‘Nasceu para ser vendedor’. Crença esta atrelada também a uma não valorização da profissão. Ser vendedor no Brasil é como dizer     “Não foi o que planejei, mas foi o que Deus nos confiou, e então a divindade é invocada novamente.”

Soma-se a esta leitura a grande subvalorização dos PROCESSOS; aqui, o improviso é valorizado, e seguir as normas soam como um sinal de subjugação ao SISTEMA, algo quase “demoníaco” e que o torna inferior.

Quando analisamos os países que pensam de forma diferente do nosso e que são excelência em serviços, vemos exatamente o oposto. No Japão, o respeito aos processos garantem a manutenção da cultura e a perfeição é uma busca diária, sendo a disciplina e obediência aos procedimentos um grande diferencial. No capitalismo americano a exigência por resultados faz dos processos ferramenta essencial para repetição e aumento da qualidade para atender a eficiência exigida.

Estruturar um processo é a forma mais eficiente de se fazer com que pessoas diferentes entreguem resultados de forma igual, ou você encontra grandes diferenças em um Big Mac em São Paulo ou em Recife?

É neste sentido que se torna fundamental estruturar um processo de vendas para crescer de forma exponencial. Depender do dom de cada um dos vendedores é como acreditar que a descoberta de uma vacina é fruto de um lampejo e não de anos a fio de estudo e testes científicos.

Quer entender como podemos te ajudar a estruturar esse processo? Clique aqui!

Material de Referência

Deixo como dica o longa metragem da Sales Force. Onde alguns especialistas, autores e vendedores exploram como as vendas impactaram a humanidade e como essa profissão vem evoluindo nos últimos anos. O longa conta com 8 capítulos, todos eles muito bons. Destaco o capítulo 7, que discorre sobre o futuro das vendas.

Clique aqui para assistir!

Boa leitura, e até a próxima!

#foguetenãotemré

Marcelo Scharra.

Fique por dentro
das novidades
Nada de spam por aqui! Muitas notícias, insights, informações e conhecimentos compartilhados sobre o munda das vendas.