7 sinais de que sua empresa precisa de uma consultoria comercial
O crescimento sustentável de toda empresa depende de uma gestão bem-feita, mas também precisa de um fluxo de vendas que ajude a fortalecer o caixa do negócio. Uma organização que não consegue manter um volume consistente de vendas pode colocar em ameaça o futuro do empreendimento. Em casos como esse, é importante considerar a contratação de uma consultoria comercial.Contudo, se você ainda não entende bem sobre o que é e como funciona, vale a pena se inteirar melhor do assunto. Por esse motivo, no post de hoje, abordaremos todos esses tópicos. Confira!
O que é uma consultoria comercial?
A consultoria comercial é um serviço oferecido por empresas que detêm um bom conhecimento técnico direcionado à área de vendas.Com a possibilidade de atuar em projetos cujo foco é um produto ou serviço pontual, ou ainda trabalhar voltada para o contexto geral da empresa cliente, a fornecedora da consultoria avalia a situação encontrada e orienta sobre por quais caminhos é possível melhorar os resultados das vendas.Quando uma consultoria comercial é necessária?
O ritmo de vendas de qualquer tipo de negócio dita o fluxo financeiro que abastece toda a organização. Assim, se há algum problema que esteja ligado ao faturamento, ele precisa ser mais bem estudado.Quanto mais cedo for possível entender a situação, mais rápida poderá ser a tomada de decisão para que seja viável reverter o quadro indesejado. Nesse contexto, alguns sintomas podem ser identificados:1. Queda nas vendas
Quando uma empresa que já está acostumada com um volume de vendas percebe que o volume periódico faturado está mostrando um desaquecimento, é muito preocupante.Como essa diminuição pode estar ligada tanto aos valores do ticket médio quanto ao número de itens comercializados, esse é um sinal de que algo está acontecendo e precisa ser resolvido.2. Dificuldades de encontrar novos clientes
Para algumas empresas, a necessidade de conquistar novos clientes é uma constante. Como não é possível sempre manter o negócio de pé somente com os consumidores já fidelizados, a busca por um público novo acaba sendo a solução.Se, nessa busca, a empresa está tendo dificuldades que estão ameaçando a sustentabilidade das contas, é hora de considerar a contratação de ajuda especializada.3. Necessidade de desenvolver novos mercados
Outro momento que, geralmente, é fonte de muito estudo e planejamento é a busca pela expansão do negócio. Adentrar outros mercados pode ser um grande desafio e não há nada de errado nisso.O problema é quando essa é uma solução cogitada para compensar a falta de sustentabilidade do modelo comercial no mercado em que a empresa já atua. Se o negócio anda avaliando mudar de área por falta de resultados naquele que é o seu core business, é preciso conferir como anda a estratégia comercial.4. Profissionais com baixa qualificação
Uma situação bastante comum é se deparar com negócios que têm profissionais com inteligência alta e com baixa qualificação.Caso seja esse o seu problema, saiba que o contexto não é tão grave! Investir na qualidade dos seus profissionais pode ser algo lucrativo, pois todo o aprendizado, posteriormente, vai ser aplicado na sua empresa.Assim, se os seus profissionais não tiverem uma qualificação boa, por mais que estejam bastante motivados, a melhor opção é contratar uma consultoria comercial! Uma consultoria sobre vendas, por exemplo, é muito útil na hora de capacitar uma equipe profissional.Ademais, levando em consideração que é um campo em que precisa haver o desenvolvimento de certas habilidades, como disciplina, criatividade, persuasão e organização, contratar esse serviço pode fazer com que seus profissionais sejam bastante capacitados em muitos temas que estão dentro do mundo das vendas.Então, ter uma equipe bem treinada pode fazer uma grande diferença nos seus processos de vendas e na eficiência deles.5. Produtos não alinhados aos clientes
Por mais que, atualmente, seja possível consultar quais são as melhores práticas no mercado acerca do processo de vendas, não existe uma receita base pronta e única para isso. Isto é, cada negócio precisa definir os seus processos e alinhar suas vendas!Nesse contexto, uma consultoria pode ser a chave, já que ela pode ajudar a empresa a definir quais são os produtos ou serviços que devem ser dispostos aos usuários de forma excelente e quais serão suas formas de venda.Essencialmente, isso pode ser feito com base em 3 fatores:- público-alvo;
- segmento no mercado; e
- jornada de compra.
6. Dificuldades na tomada de decisões
O serviço da consultoria comercial tem a capacidade de compreender todos os elementos que envolvam o mundo comercial de uma empresa e os seus desafios, desde questões mais mercadológicas até a forma como lidar com o emocional e os desejos dos clientes.Sendo assim, é um mecanismo com uma ótima fonte de conhecimento em seus diversos aspectos. Logo, se escolher contratar esse serviço, consequentemente, você estará “bebendo” diretamente da fonte de conhecimento dos profissionais mais especializados sobre o mercado.Tirar proveito de conhecimentos, principalmente de quem tem muitas experiências, pode ser um grande diferencial na melhora da performance da sua empresa, pois você vai poder tomar decisões com base em saberes e informações mais assertivos!7. Processos de vendas ineficientes
Tanto para casos de processos de vendas que estão funcionando bem quanto para os que estão funcionando muito mal, é possível dizer que há sempre a possibilidade de melhorias. Você não vai perder essa chance, não é mesmo?Nesse contexto, a consultoria comercial pode fazer uma análise dos seus processos e, em conjunto com o cliente, escolher quais devem ser as suas prioridades na hora de otimizar os procedimentos e, principalmente, a sua estratégia.Trabalhando dessa forma, será possível otimizar a sua estratégia de vendas e tornar os seus processos cada vez mais concretos.Quais são os serviços de uma consultoria comercial?
Ao atuar diretamente nos assuntos ligados às vendas e a seus resultados, uma consultoria comercial terá vários possíveis serviços a serem oferecidos. De modo geral, os principais são:- confecção de diagnóstico;
- elaboração do planejamento comercial;
- desenvolvimento de um plano de ação;
- implementação de novas políticas comerciais;
- aprimoramento da estratégia comercial.
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