Veja as principais diferenças entre vendas inbound e outbound

Existem diversas metodologias de vendas comprovadamente eficazes para ajudar no desenvolvimento dos negócios. No artigo de hoje, vamos falar de duas modalidades que se relacionam com a estratégia de marketing aplicada na gestão comercial: vendas inbound e outbound.O que significa cada uma delas e como são utilizadas? Se você quer entender as diferenças e identificar qual se aplica melhor à realidade da sua empresa, continue a leitura!

Vendas outbound

O modelo tradicional de marketing, com propaganda em mídias de massa, abordagens diretas e anúncios interruptivos, é chamado de outbound. Pode-se dizer que esse formato tem, como foco principal, produtos e serviços. Confira abaixo as suas principais características:

Maior investimento

O marketing outbound tem sido considerado ultrapassado e sua eficácia questionada. Um dos principais motivos é o alto valor de investimento em mão de obra e anúncios pagos.

Escala de alcance

As ações envolvidas nessa estratégia (propaganda em rádio e TV, panfletos, telemarketing, venda direta etc.), porém, ainda são importantes para atender a objetivos de alcance em massa e reforço da marca.Por exemplo, grandes indústrias, que dependem de um fortíssimo consumo de seus produtos, utilizam ferramentas outbound para garantir esse maior alcance.

Credibilidade em grandes negociações

Normalmente, empresas grandes e sólidas no mercado requerem uma abordagem comercial mais complexa e personalizada, na qual o perfil inbound não se encaixaria. Nesses casos, o contato direto é necessário para a fase de prospecção, enquanto o momento da nutrição do lead é realizado por meio de contato telefônico ou visitas pessoais.Além disso, a exposição da sua marca, por meio da propaganda, é um argumento de venda que pode trazer diferenciação.

Vendas inbound

Marketing inbound é aquele que busca uma conexão com o consumidor, por meio de experiências agregadoras. Com ele, a comunicação é feita de maneira mais simpática e amigável, mostrando benefícios ao cliente, fornecendo informações e auxiliando na solução de problemas.O foco, aqui, é o cliente e a experiência vivida por ele no contato com a sua marca. Nesse formato, o ambiente de interação é digital. Saiba quais são as suas principais características:

Baixo investimento (comparado ao outbound)

Há três principais pilares dentro dessa estratégia: SEO (técnicas na criação dos sites para melhorar o ranqueamento em mecanismos de busca, como o Google), marketing de conteúdo (oferecer informações relevantes por meio de blog, e-mails, e-books etc.) e comunicação em redes sociais.Manter ativo cada um desses pilares não exige um investimento tão alto, já que os serviços podem ser realizados por uma equipe bastante reduzida ou, ainda, terceirizados a agências ou consultorias especializadas. Além disso, o ROI (retorno sobre investimento) é muito alto.

Construção de relacionamento com o consumidor

A busca por clientes é realizada de maneira passiva, sem métodos disruptivos. Isso se dá com a oferta de informações relevantes, que agreguem valor ao público. O conteúdo é oferecido com o objetivo de aumentar o tráfego de visitantes na página.Ao impactar o perfil ideal de cliente, cria-se um vínculo que, quando alimentado continuamente, constrói uma identificação com a marca. A partir desse momento, conquista-se um lead, e pode resultar em engajamento.A conversão em venda acontece após o convencimento por convicção e não por imposição.Conseguiu perceber as diferenças entre os dois modelos? É preciso avaliar  atentamente cada um deles para optar pela estratégia de marketing que melhor se aplique na melhoria de resultados de sua empresa. Lembrando que vendas inbound e outbound podem ser utilizadas em conjunto.Conheça novos conceitos e metodologias para aumentar suas vendas, lendo o nosso artigo Como estruturar o funil de vendas da sua empresa. Até a próxima!
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