3 sinais de que sua empresa precisa de uma consultoria comercial
O crescimento sustentável de toda empresa depende de uma gestão bem-feita, mas também precisa de um fluxo de vendas que ajude a fortalecer o caixa do negócio. Uma organização que não consegue manter um volume consistente de vendas pode colocar em ameaça o futuro do empreendimento. Em casos como este, é importante considerar a contratação de uma consultoria comercial.Contudo, se você ainda não entende bem sobre o que é e como funciona, vale a pensa se inteirar melhor do assunto. Por esse motivo, no post de hoje abordaremos todos esses tópicos. Confira!
O que é uma consultoria comercial?
A consultoria comercial é um serviço oferecido por empresas que detém um bom conhecimento técnico direcionado à área de vendas.Com a possibilidade de atuar em projetos cujo foco é um produto ou serviço pontual, ou ainda trabalhar voltada para o contexto geral da empresa cliente, a fornecedora da consultoria avalia a situação encontrada e orienta em quais caminhos é possível melhorar os resultados das vendas.Quando uma consultoria comercial é necessária?
O ritmo de vendas de qualquer tipo de negócio dita o fluxo financeiro que abastece toda a organização. Assim, se há algum problema que esteja ligado ao faturamento, ele precisa ser melhor estudado.Quanto mais cedo for possível entender a situação, mais rápida poderá ser a tomada de decisão para que seja possível reverter o quadro indesejado. Nesse contexto, alguns sintomas podem ser identificados:1. Queda nas vendas
Quando uma empresa que já está acostumada com um volume de vendas percebe que o volume periódico faturado está mostrando um desaquecimento é muito preocupante.Como esta diminuição pode estar ligada tanto aos valores do ticket médio quanto com o número de itens comercializados, esse é um sinal de que algo está acontecendo e precisa ser resolvido.2. Dificuldades de encontrar novos clientes
Para algumas empresas, a necessidade de conquistar novos clientes é uma constante. Como não é possível sempre manter o negócio de pé somente com os consumidores já fidelizados, a busca por um público novo acaba sendo a solução.Se, nesta busca, a empresa está tendo dificuldades que estão ameaçando a sustentabilidade das contas, é hora de considerar a contratação de ajuda especializada.3. Necessidade de desenvolver novos mercados
Outro momento que, geralmente, é fonte de muito estudo e planejamento é a busca pela expansão do negócio. Adentrar outros mercados pode ser um grande desafio e não há nada de errado nisso.O problema é quando esta é uma solução cogitada para compensar a falta de sustentabilidade do modelo comercial no mercado em que a empresa já atua. Se o negócio anda avaliando mudar de área por falta de resultados naquele que é o seu core business, é preciso conferir como anda a estratégica comercial.Quais são os serviços de uma consultoria comercial?
Ao atuar diretamente nos assuntos ligados às vendas e seus resultados, uma consultoria comercial terá vários possíveis serviços a serem oferecidos. De modo geral, os principais são:- confecção de diagnóstico;
- elaboração do planejamento comercial;
- desenvolvimento de um plano de ação;
- implementação de novas políticas comerciais;
- aprimoramento da estratégia comercial.
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