Dúvidas sobre como escalar vendas na sua empresa? Tire aqui!

Quando uma empresa passa o período de adaptação e se consolida no mercado, ela pode se preocupar menos em sobreviver e focar a energia em maximizar os seus lucros.É comum, independentemente do porte da empresa, que haja estagnação do crescimento quando estratégias de gerenciamento e marketing não são colocadas em prática. O setor de vendas, como responsável direto pelo faturamento, é primordial para quem quer continuar a escalada empresarial.Para saber como escalar vendas na sua empresa, preste atenção nessas dicas que vão ajudar você a atingir o seu potencial!

Analise suas vendas

Se você se estabeleceu no mercado, alguma coisa de muito certo foi feita. Seja o timing, a relação com os clientes, a inovação dos serviços/produtos, um preço diferenciado, uma qualidade superior ou todos esses fatores combinados, você é um caso a ser estudado. Então, faça isso!Usar a intuição é muito bom, pois ela é a nossa capacidade inconsciente de análise em ação. Mas quanto maior a quantidade de informações (tamanho da empresa e tempo de existência), menos ela consegue processar, podendo nos levar a decisões equivocadas.Compare os dados de venda da sua empresa. Caso apresentem um crescimento linear, provavelmente você se manteve fiel às estratégias utilizadas desde o início e o mercado se manteve estável. Procure desenvolver esse modelo para torná-lo exponencial.Se houve variações significativas, o que aconteceu nesses períodos? Eles são seu ponto fraco (ou forte, se a variação foi positiva): descubra como controlar esses fatores e sua história será a alavanca para o futuro.

Atente-se ao elemento humano

Alguns produtos são tão bons que quase se vendem sozinhos. Mas não se vendem. Os dois elos mais importantes do comércio são, sem dúvida, o vendedor e o cliente — ainda que potencial.A primeira etapa do funil de vendas deve ser o marketing direcionado, que é feito por um profissional especializado. Os prospects (indivíduos com interesse de compra alinhado ao produto da empresa) que ele seleciona são confirmados pelo setor de pré-venda e os representantes comerciais entram em contato com aqueles que forem aprovados.Amplificar modelos bem-sucedidos de evolução de prospects para leads qualificados (com potencial real de compra) e, eventualmente, clientes é como escalar vendas usando o que você já tem, sem nenhum grande investimento.Observe qual a demografia dos seus clientes e qual a abordagem mais funciona em cada etapa do funil. Passe adiante para o restante da equipe!

Contrate e treine para o sucesso

Outro momento em que a intuição não pode ser o critério principal é o processo seletivo. Talvez a sua primeira impressão ou preferência pessoal não sejam exatamente o que a sua empresa precisa. Investir na contratação direcionada evita problemas internos no futuro, como absenteísmo, pouca motivação e desligamento precoce.Para traçar o perfil procurado, faça uso das análises anteriores do histórico da empresa e das abordagens de venda mais bem sucedidas. A padronização do processo também ajudará você a criar estatísticas a partir dele e modificá-lo posteriormente, caso esteja insatisfeito com o desempenho dos contratados.Além de selecionar as pessoas certas, é preciso prepará-las. Autonomia e singularidade podem trazer renovação criativa, mas, se não direcionadas, geram apenas caos.Dê ênfase ao treinamento para garantir que os novos vendedores atinjam seu pleno potencial no menor tempo possível e para que se alinhem com a cultura da empresa e as estratégias de venda traçadas.Agora você já sabe como escalar vendas na sua empresa. A teoria é relativamente simples, mas o desafio da prática está nas particularidades de cada empreendimento. Se essas informações lhe ajudaram, entre em contato conosco para saber como podem ser aplicadas ao seu negócio.ebook aceleração de vendas
Fique por dentro
das novidades

    Nada de spam por aqui! Muitas notícias, insights, informações e conhecimentos compartilhados sobre o munda das vendas.