Conheça 4 erros em vendas que impedem o crescimento de empresas!

Vender, vender e vender. Quando o assunto é o desempenho do time de vendas, parece que o pensamento é sempre direcionado para a ação e não para o pensamento estratégico.Claro, o time precisa de gás para alcançar as metas diárias, no entanto, é preciso sempre revisarmos as nossas estratégias para não cometermos erros clássicos nesse setor.Uma situação muito comum nas organizações é a pressão desproporcional em cima do time de vendas sem que para isso exista uma estratégia bem embasada para dar o suporte para ele.Os colaboradores não conseguem os resultados esperados e apenas se sentem mais desmotivados. Se isso acontece na sua empresa, então este texto é para você! No post de hoje, resolvemos mostrar alguns dos erros em vendas que comprometem o crescimento de empresas. Confira!

1. Ausência de definição da persona

Não definir a persona — o público para quem vai vender — é o mesmo que dar murro em ponta de faca.Sem conhecer o público de interesse da sua empresa, os vendedores não conseguem realizar uma abordagem apropriada e, de outro lado, a equipe de marketing não desenvolve estratégias de captação e fidelização apropriadas.É justamente por isso que o primeiro passo para desenvolver qualquer estratégia de vendas é definir a persona para quem direcionaremos os nossos esforços.

2. Falta de equipe dedicada à prospecção

Outro erro comum cometido pelas empresas é a falta de uma equipe dedicada à prospecção. Afinal, é preciso separarmos bem as funções internamente para que cada colaborador desenvolva o melhor das suas capacidades.Os vendedores devem se concentrar em trazer os resultados, a equipe de marketing em elaborar e definir as melhores estratégias de atração e fidelização, e, por fim, deve haver um time focado exclusivamente na prospecção dos clientes.

3. Tecnologia não utilizada

Muitos gestores acreditam que a tecnologia é um custo para o negócio e, por esse motivo, acabam se satisfazendo com processos manuais. Esse é um erro clássico porque, na verdade, a tecnologia é um investimento, já que, no longo prazo, podemos perceber o retorno de cada centavo aplicado nesse tipo de solução.Um sistema como o CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, pode ajudar a equipe comercial a melhorar o seu desempenho. O sistema tem como objetivo automatizar processos ligados às vendas, por exemplo, e também ajuda a administrar os dados de cada cliente.Assim, podemos acompanhá-lo em todos os estágios do funil de vendas e realizar abordagens personalizadas.

4. Falha no processo de vendas

Para concluir o nosso material sobre os erros em vendas que impedem o crescimento de empresas, é importante mencionar a falta de processos. Como você deve ter percebido ao longo do nosso material de hoje, é importante que toda a estrutura dos processos internos seja bem desenhada e tenha como suporte a tecnologia.Só assim é possível que você trabalhe com uma empresa mais clean, eliminando qualquer tipo de gargalo de produção.Gostou do nosso post sobre os erros que impedem o crescimento de empresas? Então, que tal conferir como transformar a crise em oportunidade?ebook aceleração de vendas
Fique por dentro
das novidades

    Nada de spam por aqui! Muitas notícias, insights, informações e conhecimentos compartilhados sobre o munda das vendas.