Qualificação de Leads: O que é e como fazer
Para fazer a qualificação de leads, é necessário seguir as etapas do funil de vendas, que tem como objetivo dar suporte à buyer journey (jornada de compra). A função principal do funil é organizar o processo de vendas, torná-lo previsível e escalável, para facilitar a tomada de decisões, planejamento e estrutura para conquistar clientes.Conhecer a buyer journey possibilita a criação de um melhor planejamento para as etapas da venda, cobrindo os gaps, qualificando leads e diminuindo o ciclo de vendas.O objetivo principal da matriz de qualificação é garantir um endereçamento aos pontos certos na etapa de vendas e, ao mesmo tempo, que a empresa esteja investindo nos leads corretos.A qualificação de leads é uma das formas mais eficientes para lidar com a grande quantidade de contatos. É o processo em que a empresa se dispõe a encontrar, dentre todos os leads gerados, os que possuem o maior potencial de compra, pois assim, o tempo perdido com leads que não vão gerar vendas é menor e o foco da empresa torna-se os potenciais clientes.Para ter esse potencial bem definido, cada empresa usa uma classificação e cria seus próprios pré-requisitos. Podem variar entre o nível de interesse do lead pela empresa, produtos ou serviços e perfil demográfico.Cada etapa pode mudar de uma empresa para outra. Por conta disso, é importante que o empresário conheça todas elas, o que acontece em cada uma, as nomenclaturas e as atividades exercidas também.
Etapas da qualificação de leads
MQL – Marketing Qualified Lead
As primeiras três etapas são responsabilidades da equipe de marketing, pois as estratégias usadas são de atração, engajamento e coleta de informações do público e o objetivo é acelerar o processo de compra. Assim que o lead passa pelas primeiras etapas e atinge os pré-requisitos mínimos da empresa, pode ser encaminhado para o time de vendas e então recebe o nome de Marketing Qualified Lead (MQL). Ou seja, ele já foi qualificado pela equipe de marketing.Como o objetivo do marketing é automatizar as etapas, nem todas as informações coletadas e validadas são totalmente corretas, mas para identificar isso é necessário contar com um ser humano, por isso, existe um responsável por qualificar o MQL e é o Sales Development Rep (SDR), que é uma área de pré-venda, responsável por uma “pesquisa” para validar os dados.SAL – Sales Accepted Lead
Os dados do marketing precisam ser revisados, pois muitas pessoas preenchem campos errados, omitem informações ou respondem algo que não condiz com a realidade por segurança. Após verificar as informações e se os dados são verdadeiros, o SDR aceita o MQL, que passa a se chamar Sales Accepted Lead (SAL).Enquanto está nessa etapa, nenhum contato foi feito com o lead, então não é possível ter certeza de que todos os dados são verdadeiros e se o lead tem potencial para se tornar cliente, pois essas informações só irão se confirmar no momento do contato inicial.Assim que o SDR conseguir falar com o lead pela primeira vez, qualifica o contato de acordo com os pré-requisitos definidos inicialmente usando alguma estratégia como a GPCTBA/CI, por exemplo.- GPCT
- BA (Budget e Authority)
- CI (Consequences and Implications)
SQL – Sales Qualified Lead
Depois de passar pelas etapas de qualificação, o lead deixa de ser Sale Accepted Lead e se torna Sales Qualified Lead, por possuir todos os pré-requisitos mínimos.É importante que na primeira ligação com o lead, o time de vendas tenha validado se a pessoa responsável pela qualificação extraiu os pontos corretamente, se o vendedor concordar e decidir continuar, o lead passa a ser chamado de “Oportunidade”.Quando o lead se torna uma oportunidade é que começa o processo de vendas, pois nesse momento o vendedor entende que o tempo que ele vai investir para trabalhar com o lead vai gerar uma grande chance de fechamento.
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