Leads: Quem são e como conquistá-los

Pessoas que trabalham com vendas precisam captar leads. Por conta disso, devem procurá-los sempre. Mas o que são leads? E como conquistá-los?

 

Lead é todo e qualquer contato que passou informações básicas, como nome, telefone e e-mail para você ou para sua empresa através de um cartão de visita, telefonema, e-mail, formulário de contato ou, até mesmo, baixou algum material disponível no site e preencheu o formulário em troca de um e-book, infográfico, aplicativo, orçamento online, casos de sucesso entre outros.

 

Teoricamente, essa é a definição de um lead. Mas, para as empresas e, principalmente, responsáveis por vendas, ele é muito mais do que isso. É importante dedicar um momento para nutrir os leads e transformá-los em qualificados. E continuar nutrindo até se tornar um cliente, passando por momentos de venda como prospects e oportunidade de venda.

É importante lembrar que, ao entrar em contato com um lead, é preciso identificar seu nível de interesse pela conversa e pelo produto ou serviço oferecido. Se esse lead apresentar o mínimo de interesse, ele se tornará um prospect, mas ele não deve deixar de fazer parte do funil de nutrição, pois ainda não se tornou um cliente e esse é o objetivo final.

 

Existem algumas maneiras para encontrar leads e, quem sabe, transformá-los em potenciais clientes. Por exemplo, por meio de pesquisas na Internet ou redes sociais, convenções e eventos, indicação de atuais clientes, formulários no site entre outras maneiras.

 

Está na mão do vendedor ou responsável pela venda tornar um lead em uma possibilidade concreta de venda. Então, separamos algumas dicas de como transformar leads em potenciais clientes.

 

Como transformar leads em potenciais clientes?

 

Antes de mais nada, é necessário mapear seus leads e todas as pessoas que podem ser potenciais clientes da empresa – 100 pessoas para entrar em contato, com nome, telefone e e-mail é um bom número para começar o trabalho.

Mas o que acontece normalmente? O responsável por vendas mapeia as pessoas e começa a telefonar para cada uma delas. Ao final do dia, ele olha para a planilha com as anotações e percebe que não fechou vendas, não marcou reuniões e enviou pouquíssimas apresentações. É preciso melhorar o resultado.

 

Por conta disso, separamos 5 dicas de como transformar leads em potenciais clientes.

 

Passar credibilidade

É muito importante que a pessoa que esteja do outro lado da linha sinta-se confiante com as informações que está recebendo, pois qualquer compra é feita com base na confiança e, se a ela confia no vendedor, confiará no produto, serviço ou na empresa também. Para que isso aconteça, tente ser simpático, extrovertido, agradável, desenvolver controle emocional e parecer honesto.

 

Apresentar diferenciais

Atualmente, os vendedores precisam assumir novos papéis, entendendo, cada vez mais, o comportamento das pessoas e dominar técnicas de vendas para poder se diferenciar do mercado e conquistar a pessoa com quem está conversando. Além disso, é importante usar a tecnologia a seu favor.

 

Não vender

Parece estranho dizer que é importante não vender na hora de captar clientes, mas é necessário entender o que a pessoa deseja, pois ela não está disposta a ouvir benefícios que seu produto ou serviço pode lhe oferecer. Pessoas se interessam por assuntos que envolvem a resolução de problemas e, para isso, é necessário fazer as perguntas certas e não forçar uma venda.

 

Focar no cliente

Ainda falando sobre não forçar uma venda, é importante focar na necessidade do lead. E isso vai além de montar um discurso fechado apenas com o raciocínio antigo de vendas. É muito importante entender a maneira que seu cliente pensa, qual seu processo de compras e como se comporta.

 

Se preparar

Por fim, é de extrema importância ter um script de vendas pronto, mas ele não deve ser fechado e falado para todos seus contatos da mesma maneira. Personalize esse discurso para cada lead, buscando informações relevantes sobre esta pessoa, sabendo quais serão os objetivos de seu contato, o que perguntar, quais estratégias usar e o que abordar durante a conversa.

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